Post Icon

Roverandom

J.R.R. Tolkien
Olá pessoal, tudo bem?
 
 
Depois de uma sumida rápida, tive uns dias corridos, mas voltei e para comemorar o dia das crianças não poderia faltar um livro do meu querido e amado Tolkien.
 
Roverandom é uma história que Tolkien criou para entreter seus filhos, Michael (o menino número 2) em uma viagem da família a praia perde o seu cachorrinho de brinquedo e fica desolado, então, o pai cria uma história contando como um cachorrinho chamado Roverandom (rover = explorador e random = randômico) também acaba perdido e vive grandes aventuras.
 
Esse livro acabou não sendo publicado ainda em vida pelo Tolkien, mas há 4 manuscritos diferentes, que demonstra que Tolkien vinha trabalhando nessa publicação, mas que possivelmente foi para segundo plano diante do enorme trabalho gerado por sua grande obra: O senhor dos anéis.
 
Rover é só um filhote quando ele acaba mordendo a calça do mago errado e para se vingar do animalzinho Artaxerxes (esse era o nome do mago) acaba o transformando em um cãozinho de brinquedo, que é comprando por uma mãe para o menino número 2 de uma família. No entanto, esse garoto acaba perdendo o cãozinho na praia, dessa forma, Roverandom acaba por conhecer Psamatos (o mago da areia) que lhe devolve a capacidade de se mover, mas não consegue restabelecer a sua forma original e a partir daí esse singelo cãozinho vai viver grandes aventuras, na lua e até no fundo do mar.
 
 
O livro esta repleto de referências a mitologia, inclusive, depois de conhecer um pouco a obra do Tolkien e também com o auxilio das notas de final de livro é possível traçar paralelos entre essa obra e outras que o Tolkien criou. Os magos dessa história não deixam de lembrar Gandalf, em alguns momentos são citadas algumas terras distantes que poderiam ser Numenor e outras lendas.
 
Porém, vamos nos focar no público para o qual ele foi escrito, acredito que as crianças irão se interessar, pois a história esta cheia de magia, dragões (e outros monstros) e animaizinhos. No entanto, essa não é uma história que subestima a inteligência da criança, inclusive, é uma história rica verbalmente, inclusive isso se justifica por uma citação do autor que esta na introdução do livro:
 
 
"Um bom vocabulário não se adquire com a leitura de livros escritos em conformidade com alguma idéia do que seja o vocabulário da faixa etária do leitor. Ele deriva da leitura de livros acima da sua capacidade."
 
 
A história é ágil, cheia de aventuras e com a escrita incrível do Tolkien, um livro capaz de agradar crianças de todas as idades.
 
 
E vocês já leram esse livro ? Gostam da obra do Tolkien?
Até a próxima,


Dani Moraes


Nas redes sociais:
Nós sigam também nas redes sociais: Facebook, Twitter (danipmoraes), Instagram (danimoraes02) e Snapchat (danielapmoraes).

 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

2 comentários:

Unknown disse...

Não conhecia esse livro do Tolkien, conheço mais pela obra do Senhor dos aneis, mas fiquei curiosa, parece bem interessante.

www.eucurtoliteratura.com

Unknown disse...

Olá Tainan,
Tolkien tem alguns livros infantis e outros mais acadêmicos, além dos livros, sobre a Terra-Média, essa foi minha segunda experiência nos livros infanto-juvenis (sem contar o Hobbit) e são histórias muito interessantes e que na minha opinião valem muito a pena...
Abraços

Postar um comentário