Post Icon

Especial de Natal #6: Conto: O presente dos magos

O. Henry
 
"O que nos induz à reflexão moral de que a vida é feita de soluções, fungadelas e sorrisos, com a predominância das fungadelas."
 


Olá Pessoal, tudo bem?

Continuando nosso Especial de Natal vamos ter mini-comentário do Conto: O presente dos magos do autor americano O. Henry, que foi um dos maiores contistas do século XIX e muito popular criando um personagem que ficou muito famoso estrelando diversos filmes, series de rádio e até uma serie de TV nos anos 50, chamado Cisco Kid.

O. Henry era o pseudônimo de William Sydney Porter, uma curiosidade é que ele foi farmacêutico (eu sou farmacêutica) até que se mudou para o Texas começou a trabalhar em um banco e escrever, no entanto, ele foi acusado de desfalcar o banco e fugiu para Honduras, retornando três anos depois quando a esposa estava em estado terminal, julgado, cumpriu pena de 4 anos depois foi para Nova Iorque, onde passou a escrever sobre o pseudônimo e passou a vida recluso, apesar de sua grande popularidade por medo de ser reconhecido como William Porter e ter seu período de reclusão divulgado. O autor era muito prolifero e teve sua obra bastante popularizada no período, mas confesso que, eu não conhecia nem o autor e muito menos a obra. Peguei a indicação desse conto em uma lista de leituras com temas natalinos na internet.

Nesse conto vamos acompanhar um jovem casal que vivendo na Nova Iorque do inicio do século XX estão em uma situação financeira bastante precária, eles precisam se virar com U$ 20,00 por semana. Della faz o possível e o impossível para economizar, negocia com feirantes, padeiros e leiteiros, mas apesar de todo o seu esforço ela só consegue U$ 1,87 e ela queria muito comprar um presente especial para o seu querido Jim. O casal tem dois orgulhos na vida Della se orgulha de seus lindos e longos cabelos e Jim do relógio de ouro que herdou do avó. Mas Della esta disposta a abrir mão do que mais se orgulha para fazer feliz o seu marido.

"Oito dólares por semana ou um milhão por ano - qual é a diferença? Um matemático ou um sábio nos daria uma resposta errada. Os magos trouxeram presentes valiosos, mas este não estava entre eles."

Quem nunca se sentiu assim? Quem nunca quis encontrar aquele presente perfeito para expressar todo o amor e carinho que sente por alguém? E como é incrível quando a pessoa te conhece tão perfeitamente que consegue tornar esse sentimento em algo físico e palpável. É sobre tudo isso que se trata o livro.

É uma historinha muito curta, então não posso falar muita coisa, apenas que é de uma singeleza, e apesar de certo desencontro gerado durante o livro e as ações dos personagens é muito bonito notar as intenções e a abnegação em favor do outro.

A escrita do autor é fluida, direta e bastante tranquila de se ler. Leitura mais que recomendada.

Esse livrinho esta disponível em e-book na Amazon (esta disponível no kindleunlimeted) e tem além do conto O presente dos magos o conto a última folha que ainda não li. Há também uma edição ilustrada da Cosac Naify que parece ser lindíssima.

Título: O presente dos magos
Autor: O. Henry
Editora: Triumviratus

Por hoje é isso...

Até a próxima,

Dani Moraes

Nas redes sociais:
Nós sigam também nas redes sociais: Facebook, Twitter (danipmoraes) e  Instagram (danimoraes02).

 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário