Post Icon

Melhores Quadrinhos de 2016


Olá Pessoal, tudo bem?

E mais um post de retrospectiva e dessa vez vamos conversar sobre quadrinhos e, e ao contrário dos livros, não consegui separar apenas 5, mas 7 quadrinhos muito bons e foi difícil.

Vamos começar logo:


7 - Principe Valente - Hal Foster: Essa HQ foi uma experiência diferente para mim, pois é uma obra mais antiga, era publicada em forma de páginas dominicais e as histórias apesar de muito interessantes sempre tem finais fáceis para as grandes aventuras vividas. Aqui temos a história de Valente, um príncipe exilado que se tornará um cavalheiro na corte do Rei Arthur e vive grandes aventuras com os personagens que amamos como Rei Arthur, Rainha Guinevere, Sir Gawain, Sir Lancelot, Sir Tristan, Morgana e Merlin.

Essa edição da Pixel esta maravilhosa a primeira vez publicada com as cores originais, o traço do Hal é muito detalhado e vale a pena conhecer, e deve se levar em consideração que esse é um clássico e foi importante para o desenvolvimento dos quadrinhos.


6 -  Miss Marvel - Nada normal - Wilson & Alphona: Essa é uma história um super-heroína um pouco diferente para iniciar ela é uma americana de origem paquistanesa e mulçumana e nesse primeiro encadernado temos os 6 primeiros volumes e traz a origem da Super-Heroína.

Além da representatividade nas questões raciais e de religião, principalmente nessa época de uma tão grande intolerância,  Kamala Khan representa uma jovem nerd, que lê super-heróis, escreve fanfics, vai a mesquita e salva Nova Jersey. Essa é uma ótima heroína e muito alinhada com a juventude atual.


5 - Orange - Takano Ichigo: Esse é um mangá que conta a história de um grupo de amigos que estão tentando salvar o amigo Kakeru. Naho uma garota apaixonada por Takero começa a receber cartas dela mesmo no futuro onde ela tenta prevenir a jovem Naho dos arrependimentos e assim, a garota passa tentar mudar o futuro.

É uma história sobre amizade, companheirismo, arrependimentos e recomeços. Muito, muito fofo.

O traço do mangá é lindo e cheio de detalhes, especialmente, nas figuras humanas e tem algumas páginas que separam os capítulos são simplesmente magnificas.


4 - Daytripper - Fabio Moon & Gabriel Bá: O quadrinho vai contar as histórias das mortes de Brás de Oliva Domingos, sim das mortes, cada capítulo retrata uma dessas mortes que ocorrem de formas diferentes e em idades diferentes. A história fica pairando entre o real e o onírico e nunca fica claro o que é realidade ou possibilidade.

Esse é uma história que nos faz pensar sobre a vida e a importância sobre as escolhas que fazemos. A arte dos gêmeos é maravilhosa e as cores combinam muito com o tom da história.



3 - Solanin - Inio Asano: O mangá conta a história de um grupo de amigos na casa dos vinte anos, recém formados na faculdade e iniciando na vida como verdadeiros adultos vivendo aquele momento de dúvida sobre o futuro.

A grande questão do quadrinho é essa oposição que muitas vezes a vida nos coloca entre nossos sonhos juvenis e a vida real, com trabalhos seguros e contas por pagar e aqueles constantes "porquê" e "e se" que nos atormenta. Quem nunca questionou as próprias escolhas e os rumos que dá a própria vida ?

A parte gráfica é muito bonita especialmente a parte que mistura algumas paisagens com fotos.


2 - Louco - Fuga- Rogério Coelho: Esse com certeza é meu Graphic MSP preferido até o momento e mais incrível é que traz a história de um personagem secundário que eu nem sequer dava atenção. A história é bastante nonsense e descontínua, mas de uma beleza tão grande que não tem como você não se sentir tocado por essa história.

A história traz uma intertextualidade com as outras histórias da Graphic MSP e é um tributo a própria arte de contar história. A parte gráfica do quadrinho é maravilhosa parece animação e com enquadramentos muito diferentes com algumas figuras praticamente saltando da página.



1 - Maus - Art Spiegelman: Esse é um quadrinho que simplesmente ganhou um Pulitzer e conta a história do pai do autor que era um judeu polonês que sobreviveu ao holocausto, inclusive, passando por Auschwitz. A história vai sendo construindo alternando passado e presente, iniciando antes da guerra propriamente dita até depois do final da mesma, mostrando de forma muito direta a vida dos judeus naquele período tanto antes da perseguição aberta, nos guetos até os campos de concentração.

Graficamente o autor optou por representar as diferentes nacionalidades como animais, os judeus são ratos, alemães gatos, poloneses porcos, franceses sapos e norte americanos cachorros. E essa opção é muito interessante ajudou a suavizar o assunto que é muito pesado, aliás, apesar do traço aparentemente simples, todas as escolhas gráficas parecem ter sido muito pensadas.

É uma história forte e tocante, o autor não tenta esconder ou suavizar nada, inclusive, as atitudes racistas do próprio pai. Uma história incrível que precisa ser lida.


Esses foram os melhores quadrinhos lidos por mim em 2016 e vocês o que leram de bom?

Por hoje é isso,

Até a próxima,
Dani Moraes
 
Nas redes sociais:
Nós sigam também nas redes sociais: Facebook, Twitter (danipmoraes), Instagram (danimoraes02) e Snapchat (danielapmoraes).






  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário