Post Icon

Superman - O que aconteceu ao homem de aço?


Olá Pessoal,
Tudo bem ?

Hoje eu gostaria de falar com vocês um pouco sobre essa HQ.
A primeira história do Superman foi publicada em 1938 e depois de 48 anos foi lançado essa que seria a ultima história do nosso querido alienígena. Na verdade, a DC estava lançado o mega arco - Crise das Infinitas Terras que iria revolucionar o universo DC eliminando o multiverso e fazendo com que as diversas Terras deixassem de existir e assim fazendo com que todos os personagens tivessem um recomeço.  Dessa forma, o então editor responsável pela revista do Superman Julius Schwartz decidiu que um super-herói da grandeza de Superman merecia um granfinale, sendo assim, nada melhor que um dos caras responsáveis pela revolução nos quadrinhos Alan Moore para escrever esse ultimo ato.

Esse encadernado tem três histórias, todas escritas pelo Alan Moore:  O que aconteceu ao homem de aço?,  A linha da Selva e Para o homem que tem tudo...

A primeira é justamente a que dá titulo ao encadernado e o legal é que ele começa dizendo que se trata de uma história imaginária (que pode nunca ocorrer ou, quem sabe um dia, possa sim).. esta é uma história imaginária... E não são todas?


A história conta como teria sido a morte do Superman e isso não é spoiler, esta no primeiro quadrinho e o interessante é que além de contar o que e como foi o destino do Superman ele também nos mostra o destino de todos os personagens importantes do universo do Super: Louis Lane, Lana Lang,  Jimmy, Pete Ross, Perry, Supercão e SuperGirl e inclusive, os supervilões: Bizarro, Mestre dos Brinquedos, Galhofeiro, Brainiac, Lex Luthor, Homem de Kryptonita e outros.

A história é bem interessante, mas não quero falar muita coisa porque é curta e pode ser spoiler.

O traço dessa primeira história é do Curt Swan que é um desenhista clássico de Superman e é bem interessante e com muitos detalhe e eu também gosto desse enquadramento não tão quadradinho (como da imagem abaixo) acho mais interessante.


Para quem assistia a animação: Liga da Justiça sem limites eles pegaram algumas referencias em historias que estão nesse encadernado, como por exemplo a bizarra associação de Lex e Brainiac.

Em A linha da Selva vemos Superman e o Monstro do Pântano. Nessa história nosso querido Super fica gravemente doente depois de entrar em contato com um fungo de Kripton e acaba sendo auxiliado pelo Monstro do Pântano. Agora me deu mais vontade de ler o Monstro do Pântano do Moore.


Eu achei a ideia da história legal (nada tão incrível assim), mas com certeza essa foi a minha arte preferida, com mais detalhes, gostei principalmente das expressões.

A terceira e ultima história eu já conhecia por causa de um dos meus episódios preferidos da Liga da Justiça sem limites de mesmo nome. Nela o Superman recebe de presente uma planta que o coloca em um transe criando para ele a ilusão de que o seu maior desejo é realidade.


A animação é muito similar a história em quadrinho original, exceto que, na animação não tem o Robin que não participa da Liga e alguns detalhes da história em Krypton. Eu sempre gostei muito dessa história e acho essa questão de ter que escolher entre acreditar na ilusão do seu mais profundo desejo ou abdicar de tudo isso para viver a realidade muito interessante.

Com certeza essa foi a arte que eu menos gostei, não tem preocupação nenhuma com os detalhes, principalmente do cenário, mas tem seus momentos bons, como nas sequencias de lutas.


Se você ficou interessado no episodio da animação dá para assistir nesse link.

De maneira geral é um quadrinho que vale a pena, pois traz uma história bastante emblemática como a morte do Superman e as outras histórias também são muito boas, aliás o Moore tem uma certa obsessão por colocar o Super em situações difíceis (morto, muito doente e com uma planta mortífera em simbiose).

Por hoje é isso,

E vocês já leram essa história? Tem alguma outra HQ do homem de Aço para me indicar?

Abraços e até a próxima,

Dani Moraes

 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário