Post Icon

Um amor para recordar (A walk to remember)

Nicholas Sparks
 
Oi Pessoal, tudo bem?
 
Hoje eu vou escrever sobre um dos meus queridinhos, nunca escondi de ninguém que adoro Nicholas Sparks e esse livro é mais especial ainda para mim, porque deu origem a um dos meus filmes preferidos da vida, sim pessoal aceitem eu adoro romance que me deixa com os olhas marejados e é exatamente isso que o livro e o filme faz. E esse foi o filme que fez eu conhecer o nome do Nicholas, e me interessar pelos livros,  porém até hoje eu não havia lido o livro.
 
O livro é contado por Landon Carter um senhor de 57 anos que vai contar o que aconteceu há 40 anos atrás, quando ele, um rapaz considerado com um rebelde, porque afinal ele e os amigos costumavam passar a noite no cemitério comendo amendoim cozido (ah... é isso mesmo produção?) e isso era considerado muito rebelde nos anos 50 na pequena cidade da Carolina do Norte onde eles viviam, quando ele se aproximou de uma jovem muito diferente, Jamie, a jovem filha do reverendo que era conhecida por fazer o bem a todos e andar com uma bíblia por todos os lugares.
 
Não é difícil imaginar que os dois se apaixonaram e isso não é nenhum spoiler. Eu gosto muito do livro porque o amor não surge do nada como acontece em algumas histórias, na verdade, leva tempo com a convivência e o companheirismo é que eles vem se apaixonar e isso é mais crível. Mas, como quem gosta de reclamar do Nicholas sempre diz, ele esta cheio de clichês e alguns complicadores irão atrapalhar essa história de amor. Aliás, no final do livro você vai entender a razão do titulo em inglês.
 
É uma ode a força transformadora do amor, o quanto cada pequeno gesto de amor  pode gerar uma onda transformadora no mundo (sim, eu estou piegas).
 
Falando sobre o filme, eu vou dizer uma coisa que não costumo falar muito.... eu prefiro o filme ao livro.... não é que o livro seja ruim pelo contrário, mas alguns detalhes fazem com que o filme seja melhor, como o fato que Jamie tem uma "Bucket list" que incluem coisas fofas como estar em dois lugares ao mesmos tempo e que o Landom se esforça muito para realizar.

O filme não se passa nos anos 50 e sim mais próximo de nosso tempo e os acontecimentos principais não mudam, mas a forma de contar a história é bem diferente. A forma que Landom e Jamie se aproximam eu gosto mais do que na do livro. A peça de teatro é outra e os motivadores são outros e esse contexto me agrada mais.
 
Outro ponto é que a Jamie é muito boazinha no livro isso acaba sendo até um pouco chato sempre falando do plano do senhor, a Jamie do filme parece mais real, mais sarcástica, tem uma respostas mais acidas e inteligentes, gosto mais da Jamie do filme. Além disso, no filme tem música e bem eu adoro filme com música....
 
Eu li o livro em inglês e para quem esta começando a ler em inglês e gosta do estilo do Nicholas eu recomendo porque a leitura é extremamente tranquila e pode ser lido sem sustos.
 
Livro: A walk to remember
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Hachette Book Group
Classificação: Romance
Ano: 2001
240 páginas
 
Por hoje é isso,
 
Dani Moraes
 


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

4 comentários:

Unknown disse...

Eiii! Amo este filme, mas confesso que detestei o livro... :( não gosto do Nicholas porque não o vejo tão sensível diante das mazelas que os personagens dele passam. De qualquer maneira, vale a leitura. ^_^

Beijão, adorei a resenha!

blogfloreando.blogspot.com.br <3

Unknown disse...

Virgínia,
Eu tb prefiro o filme nesse caso, mas devo confessar que eu gosto de Nicholas Sparks... rsrs....já li muita coisa do cara e não posso dizer que eu não gosto..rsrs...
Muito obrigada pela visita,

Bjus

Dani Moraes

Julieta disse...

Eu amei taaanto esse livro! Parabéns pelo post, amei! <3
http://julietices.blogspot.com.br/

Unknown disse...

Julieta,
Muito obrigada!!!
Bjus,

Dani Moraes

Postar um comentário