Post Icon

Descobrindo o Interior Paulista: Piracicaba


Olá Pessoal, tudo bem?

Faz algum tempo que nossas viagens por aqui tem sido somente através dos livros, filmes e series, porque ultimamente não tenho tido oportunidade de bater pernas por aí, mas como recentemente eu conheci uma cidade aqui no interior vizinha da minha atual morada resolvi compartilhar com vocês um pouquinho sobre Piracicaba.

Piracicaba é uma cidade localizada no noroeste paulista a 164 km da capital paulista e que tem como principal atração o famoso Rio Piracicaba... sim aquele que "vai jogar água para fora...". Historicamente a base da economia esta na agricultura que ainda hoje é muito relevante para cidade e não é por acaso, que uma das mais importantes faculdades de agronomia do país a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ - USP) se localiza na cidade.

Mas vamos a parte que vocês estão interessados, o que tem de interessante por lá que vale a pena conhecer. Para adiantar gostaria de dizer que passei um domingo por lá e fiquei por ali na região do Rio, então todos os lugares que eu vou falar se localizam nessa região.


Começamos visitando a região do Engenho Central construído em 1881, localizado no parque do rio Piracicaba e foi um dos mais importantes engenhos do Brasil com grande produção de açúcar e álcool, o prédio foi tombado pelo CODEPAC – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural e hoje é sede de alguns eventos culturais.


Aproveitamos para passear e conhecer o parque na região e que tem umas paisagens muito lindas do rio.





 Na saída do parque fica o aquário municipal que é pequeno, mas tem entrada gratuita e é muito bem cuidado e eu sou a louca dos aquários, então é óbvio que eu não poderia perder.


Visitamos também o elevador panorâmico que também tem entrada gratuita e oferece uma visão excelente da cidade.



Voltando pela margem do rio aproveitamos para visitar também o Museu da Água essa é uma construção de 1887, onde funcionou a primeira estação de captação e distribuição de água de Piracicaba e de todo o interior paulista. Na época, ter água encanada em casa era privilegio de poucos e a torneira ficava na sala das grandes famílias. Hoje além de um espaço voltado para educação ambiental a estação ainda capta água que é encaminhada para outra estação para ter tratamento adequado. Sem falar que tem uma vista ótima e um jardinzinho lindo nos fundos.







Então terminamos o dia na Rua do Porto comendo um delicioso peixinho...e claro, aproveitamos também para conhecer a feirinha que acontece aos domingos.



Piracicaba é uma cidade muito gostosa e que vale a pena conhecer, ideal para um passeio gostoso de domingo curtindo a beleza do rio e aproveitar para comer um bom peixinho.

E vocês conhecem Piracicaba? Se animaram para conhecer?

Até a próxima,

Dani Moraes

Nas redes sociais:
Nós sigam também nas redes sociais: Facebook, Twitter (danipmoraes) e  Instagram (danimoraes02).

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário