Post Icon

Conan o bárbaro

Robert E. Howard



O Pipoca & Nanquim tem o orgulho de apresentar a volta de uma das maiores sagas épicas de toda a história da literatura. Conan, o Bárbaro, é a obra máxima do escritor Robert E. Howard, um dos mais celebrados novelistas de sua geração, criador do gênero Espada & Feitiçaria, e principal inspiração para autores de renome indiscutível, como J. R. Tolkien, George Martin e Michael Moorcock. Dividida em três volumes, a saga apresentará na íntegra todas as aventuras de Conan seguindo a ordem em que foram publicadas originalmente na emblemática revista Weird Tales, terá acabamento de luxo com sobrecapa de acetato, ilustrações de artistas como Mark Schultz e Gary Gianni, diversos extras e, pela primeira vez no Brasil, as capas originais de Frank Frazetta.


Olá Pessoal, tudo bem?

Hoje eu gostaria de conversar com vocês um pouco sobre um livro que me surpreendeu muito positivamente: Conan o bárbaro. Para ser sincera, nunca me interessei muito por bárbaros, mas o primeiro lançamento da Editora Pipoca & Nanquim foi Espadas e Bruxas de Esteban Maroto, que eu achei apenas interessante, mas não amei. Então, a mesma editora lançou seu primeiro livro: Conan, que eu nem sabia que tinha surgido primeiro na literatura.

Robert E. Howard foi um escritor americano que viveu entre 1906 - 1936, publicando suas histórias em revistas pulp é considerado o pai da Espada & Feitiçaria, um subgênero da Fantasia. "O subgênero Espada & Feitiçaria é caracterizado pela presença de um herói (um guerreiro, um rei, um escravo, um gladiador...), que se envolve numa jornada/busca/batalha (seja em mundos ficcionais ou em uma versão da nossa própria realidade), em histórias repletas de ação, aventura, terror, e temperadas com elementos místicos" (Guia definitivo da Espada & Feitiçaria).



As histórias originais de Conan eram uma serie de contos, primeiramente publicados na revista Weird Tales, uma das publicações pulp, que eram revistas feitas com papel barato, fabricado a partir de polpa de celulose. Os pulps substituem publicações anteriores como penny dreadfuls, folhetins e dime novels. As pulp fictions eram um tipo de entretenimento rápido, sem grandes pretensões artísticas. Pode-se dizer que ocupavam o lugar das séries de televisão atuais. Embora muitos escritores respeitados escreveram para pulps, as revistas foram mais conhecido por suas histórias sensacionalistas e capas apelativas (Fonte: Wikipédia).

Esse é o primeiro de uma triologia onde serão reunidos todos os contos do bárbaro em ordem de publicação, ou seja, completamente fora da ordem cronológica nesse livro vemos o personagem como rei, ladrão, mercenário e até pirata, pode parecer confuso, mas por incrível que pareça faz sentido.



As histórias são ambientadas na era Hiboriana, que esta ambientada no nosso mundo, mas em eras antigas, logo após o grande cataclisma, representado principalmente pelo desaparecimento de Atlântida. Nesse contexto, surge diversos reinos e povos na região que seria a Europa hoje. Muitos desses reinos são considerados civilizados com seus monarcas e cidades, mas um deles Ciméria, é terra de um povo selvagem e bárbaro e é desse país que vem Conan, o maior entre os homens, forte, inteligente e perspicaz. Além dos muito conflitos enfrentados entre os reinos por causa da cobiça dos homens, ainda há muitos perigos sobrenaturais assombrando a Aquilônia com feiticeiros, monstros e deuses antigos.



O livro esta repleto de aventuras, descrições de cenas de lutas incríveis e a escrita é maravilhosa, vibrante, as imagens criadas são muito vividas e é impossível não se sentir envolvido por todo o contexto. Se espremer o livro sai sangue, mas a leitura é muito mais interessante e envolvente do que eu poderia imaginar em um primeiro momento.

"Ele sentou-se numa pedra ao lado da moça, com espada descansando sobre os joelhos. Com a luz do fogo refletindo no aço azulado de sua armadura, ele parecia uma imagem inteiramente de aço - um poder dinâmico que, por ora, repousava; não descansando, mas imóvel, aguardando um sinal para entrar em ação."
 
O livro é composto por seis contos, além dos extras, um poema sobre a Cimeria, os anais da Era Hiporiana (uma espécie de história do lugar onde se passa a história) e um conto publicado postumamente. Não vou fazer sinopse dos contos, mas meus preferidos foram: A fênix na espada, A cidadela Escarlate e O colosso Negro.
 

A edição esta primorosa na capa uma ilustração primorosa de Frank Frazetta, que foi o ilustrador que criou as bases do Conan e de toda Espada & Feitiçaria, na parte interna há ilustrações a cada capítulo dos contos e algumas ilustrações de página inteira.

 
Título: Conan - O bárbaro
Autor: Robert E. Howard
Editora: Pipoca & Nanquim
303 páginas
 
 
Para quem comprou o livro em pré-venda recebeu um e-book gratuito com um guia bastante completo da Espada & Feitiçaria com os principais nomes da literatura, quadrinhos e os principais filmes de gênero, englobando não somente os EUA, mas também o Brasil e a Europa. Bastante interessante como uma obra de consulta, além de, ser uma boa fonte para descobrir novas obras do gênero.
 
Título: O guia definitivo da Espada & Feitiçaria
Autor: Alexandre Calari, Bruno Zago e Daniel Lopes
Editora: Pipoca & Nanquim
234 páginas
 
Por hoje é isso,
 
E vocês gostam desse subgênero da fantasia? Recomendo muito esse livro para quem esta procurando uma boa leitura de ação e aventura.
 
Até a próxima,

Dani Moraes

Nas redes sociais:
Nós sigam também nas redes sociais: Facebook, Twitter (danipmoraes) e  Instagram (danimoraes02).


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário