Post Icon

Especial de Natal #2: Ligações

Rainbow Rowell
 
"O futuro estava para acontecer, mesmo que ele não estivesse pronto ainda. Mesmo que ele nunca estivesse pronto. Pelo menos ele poderia garantir que estava junto da pessoa certa. Não era esse o sentido da vida? Encontrar alguém com quem compartilhá-la? E se você já acertou nisso, o que mais poderia dar de errado? Se você estivesse ao lado da pessoa que ama mais do que tudo no mundo, o resto não acabaria sendo só cenário?"
 

Georgie McCool sabe que seu casamento está estagnado. Tem sido assim por um bom tempo. Ela ainda ama seu marido, Neal, e ele também a ama, profundamente – mas o relacionamento entre eles parece estar em segundo plano a essa altura.Talvez sempre esteve em segundo plano.Dois dias antes da tão planejada viagem para passar o Natal com a família do marido em Omaha, Georgie diz a ele que não poderá ir, por conta de uma proposta de trabalho irrecusável. Ela sabia que ele ficaria chateado – Neal está sempre um pouco chateado com Georgie –, mas não a ponto de fazer as malas e viajar sozinho com as crianças.Então, quando Neal e as filhas partem para o aeroporto, ela começa a se perguntar se finalmente conseguiu. Se finalmente arruinou tudo.Mas Georgie estava prestes a descobrir algo inacreditável: uma maneira de se comunicar com Neal no passado. Não se trata de uma viagem no tempo, não exatamente, mas ela sente como se isso fosse uma oportunidade única para consertar o seu casamento – antes mesmo de acontecer…Será que é isso mesmo o que ela deve fazer?Ou ambos estariam melhor se o seu casamento jamais tivesse acontecido?
 
Olá pessoal, tudo bem?
 
Estava procurando livros ambientados no Natal e fiquei muito feliz de descobrir que esse se passa nesse período, pois faz tempo que quero ler um romance da autora, dela só li o conto Universos Afins e outro que esta na coletânea O presente do meu grande amor e já tinha gostado da escrita, por isso, comprei vários e-books dela em uma promoção.
 
Minhas leituras em novembro foram bem devagar e no final do ano fico sempre com vontade de ler coisas mais leves e percebi que esse ano li bem poucas histórias com romance e, na verdade, esse é o tipo de leitura que me ajuda a descansar quando estou nesses momentos de mais tensão.
 
Georgie esta casada há catorze anos, mas o casamento  não esta no seu melhor momento, o marido parece estar sempre infeliz, porém para piorar a situação ela recebe uma grande oportunidade de conseguir realizar seu sonho profissional e ver sua serie produzida, no entanto, para isso ela precisa cancelar a viagem de natal que faria com a família. Neal, o marido não discutiu e nem contestou, porém não alterou o plano original da família e ele e as duas filhas viajaram.
 
Sozinha em casa, sem conseguir se comunicar com o marido ela passa a pensar muito no seu casamento, e em toda a relação vivida entre eles, então ela passa a sentir muita falta da família. Desesperada para falar com o marido e tentar salvar o casamento, ela acaba usando um telefone antigo para falar com ele, mas ela acaba por perceber que, na verdade, esta se comunicando com Neal do passado, quando eles ainda namoravam e ele tinha decidido terminar tudo por achar que eles nunca dariam certo. Mas como isso é possível? Qual o sentido de tudo isso?

 
 
Apesar dessa pitadinha de fantasia (telefone mágico) a grande qualidade do livro é a sua proximidade com a realidade já que ele trata o tema do casamento de uma forma bastante realista. Depois de quase 20 anos de relação e 14 anos de casamento, a relação de George e Neal esta sofrendo uma crise e nada de extraordinário aconteceu, não houve uma traição ou tragédia, foi mais simples e comum: eles se descuidaram e esqueceram de alimentar o amor. Ela uma workaholic, muitas vezes, esquece de encontrar tempo para família, e menos ainda para o marido, principalmente depois da chegada das crianças, sim filhos dão trabalho e é comum que isso aconteça com os casais, porém a responsabilidade não é só dela, apesar dele ser retratado como um excelente marido e pai, ele não fala o que esta incomodando e comunicação é primordial para qualquer relação.

 
A narrativa é em terceira pessoa focada na George e somente bem no finalzinho o foco muda em um único e curto capitulo. E a história vai alterando entre presente e passado, além é claro, das conversas de Georgie com o Neal do passado. Georgie é um pouco egoísta, sempre pensando nos próprios sonhos, porém durante esse tempo, e especialmente, com a conversa com o namorado ela vai percebendo tudo o que ela tem e de certa forma não dá valor ou aproveita. E é interessante acompanhar ela percebendo o quanto é privilegiada por tudo que tem, e inclusive, ir mudando a sua postura a ponto de mesmo amando o marido pensar se realmente foi o melhor para ele se casar com ela.
 
O Neal é um personagem que eu gostei muito, não vemos muito do Neal do presente, mas o conhecemos tanto pelas conversas com a Geogie que são muito espirituosas e fofas, quanto pelos flashbacks do passado e descobrimos que ele podia não saber muito bem o que queria em matéria de carreira, mas sempre foi muito decidido com relação a vida pessoal e família.
 
"Era isso que Geogie fazia com ele. Ela puxava o sangue para a superfície da pele dele. Mexia com ele. Feito a maré. Fazia-o sentir que havia coisas acontecendo. Que a vida acontecia - e mesmo que ele ficasse muito triste às vezes, não tinha como não querer participar."
 
Outro ponto que conduz a história é o mistério de qual seria a função e o por quê dessas comunicações com o passado. Será que ela deveria mudar ou concertar algo?
 
Uma coisa que me agradou especialmente foi a quebra de estereótipos: aqui é o marido que deixa de trabalhar para se dedicar 100% a casa e família, além disso, a mãe de Georgie, uma mulher mais velha, é muito segura e gosta de exibir sua sensualidade e é casada com um homem mais jovem que a ama e valoriza muito, apesar de ser pouco mais velho do que sua filha.
 
Outra coisa que a autora faz e eu gosto muito são os "easter eggs", Harry Potter, Star Wars e muitas series americanas, algumas que, confesso nunca ouvi falar, mas é sempre divertido descobrir essas citações na escrita.
 
Gostei bastante é um livro sincero que trata o casamento com realidade e seriedade, mas sem deixar de ser esperançoso que é o que eu mais esperava nesse momento.
 
Título: Ligações
Autor: Rainbow Rowell
Editora: Nova Fronteira
304 páginas
 
Por hoje é isso,
 
Até a próxima,
 
Dani Moraes

Nas redes sociais:
Nós sigam também nas redes sociais: Facebook, Twitter (danipmoraes) e  Instagram (danimoraes02).
 
 
 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário