J.R.R.Tolkien
Todo mês de dezembro, um envelope com um selo do Polo Norte chegava para os filhos de J. R. R. Tolkien. Dentro dele, uma carta escrita à mão com letra trêmula e estranha e um lindo desenho colorido. Isso tudo era do Papai Noel, narrando histórias incríveis sobre a vida no Polo Norte: Como todas as renas se soltaram e espalharam presentes para todo lado; Como o Urso-Polar, que tem tendência a sofrer acidentes, escalou o mastro do Polo Norte e acabou caindo pelo telhado da casa do Papai Noel bem na sala de jantar; Como ele dividiu a lua em quatro pedaços e fez o Homem da Lua cair no quintal do Papai Noel; As batalhas travadas com as hordas de trasgos que viviam nas cavernas embaixo da casa... Desde a primeira carta para o filho mais velho, em 1920, até a última para a caçula, em 1943, este livro reúne todas as cartas e desenhos que Tolkien fez para os filhos.
Olá Pessoal, tudo bem?
E hoje para finalizar nosso Especial de Natal eu trago um livro muito, muito especial e lindo, escrito por um dos meus escritores favoritos, sem a menor intenção de publicar ou mesmo sem imaginar que algum dia ele seria editado como livro. Cartas do Papai Noel é uma reunião de cartas escritas por Tolkien para seus filhos como se fosse o Papai-Noel em resposta as cartas enviadas pelas crianças.
As cartas iniciam em 1920 com o filho mais velho John e vão até 1943 com a ultima carta endereçada a caçula Priscila. Ao longo do tempo enquanto as crianças cresciam e deixavam de escrever para o bom velhinho as cartas vinham endereçadas aos mais novos, porém sempre citando os mais velhos enviando abraços e lembranças.
As primeiras cartas eram simples, bilhetes de resposta que deveriam acompanhar os presentes, mas ao longo dos anos Tolkien foi criando uma mitologia em torno do Bom Velhinho, como o sempre presente Urso Polar, o principal ajudante do Papai Noel, um tanto atrapalhado, chegou a derrubar o mastro do Polo Norte sobre o telhado da casa, obrigando a transferência de todos os presentes para uma nova casa. Temos também uma aventura enfrentando os terríveis tragos que querem roubar todos os presentes e muitas e muitas outras histórias.
Além de toda criatividade e capricho na composição dos enredos das histórias ele ainda tinha um carinho especial na forma de compor as cartas. Ele utilizava uma letra diferente e toda tremida (afinal, Noel já é bastante idoso e além de tudo vive no Polo Norte). Em alguns momentos outros personagens intervém nas cartas e a letra muda.
Letra do Papai Noel |
Papai Noel e no final a carta é finalizada pelo secretário élfico. |
Letra do Urso Polar |
Mas para o final do livro as cartas fazem menção a Segunda Guerra que estava em curso e complicando a situação de todas as famílias na Europa, vemos que o Tolkien tenta manter a magia, mas é impossível não se afetar pelo que estava acontecendo na Europa, além disso, Priscila já estava crescendo e poderia entender a situação.
O livro todo é uma fofura, principalmente quando você pensa no carinho e dedicação desse pai para tornar o natal dos filhos mágico. E é impossível não se sentir inspirado para tornar o Natal de alguém especial também.
Acho que finalizamos muito bem esse Especial, espero que todos tenham aproveitado e sentindo um pouco mais desse Espirito Natalino. Um feliz e abençoado Natal a todos!!!
Título: Cartas do Papai Noel
Autor: J.R.R. Tolkien
Editora: wmfmartinsfontes
168 páginas
Por hoje é isso...
Até a próxima,
Dani Moraes
Nas redes sociais:
Nós sigam também nas redes sociais: Facebook, Twitter (danipmoraes) e Instagram (danimoraes02).
2 comentários:
Que legal esse livro! Imagina a alegria de uma criança receber uma cartinha do Papai Noel!
www.estante450.blogspot.com.br
Com certeza...
Essa é a parte mais legal desse livro o amor e cuidado do pai com os filhos!!!
Abraços
Postar um comentário