Post Icon

Livros Lidos - Julho/2017 e Balanço da maratona #MLV2017




Olá Pessoal, tudo bem?

Atrasadinha, mas estamos aqui...hoje vamos conversar um pouco sobre os livros lidos ao longo do mês de julho e fazer um balanço da Maratona Literária MLI 2017, que aconteceu entre 16/07 à 30/07, e pela primeira vez foi um sucesso para mim.  Depois ela acabou ganhando mais uma semaninha extra. Veja aqui minha TBR da maratona, esse também foi um mês em que me propus a finalizar livros iniciados ao invés de começar novos e nesse quesito não tive tanto sucesso....finalizei algumas leituras em andamento, mas não tantas quanto eu gostaria, mas pelo menos não comecei nenhuma nova leitura e deixei pela metade. Agora vamos as leituras, primeiro a finalizada antes da maratona:



1 - Retalhos - Craig Thompson (Quadrinhos na Cia): Essa foi minha escolha para o desafio literário Diminuindo a Pilha, como ganhador de prémios e sem dúvida foi uma excelente escolha. Esse é um quadrinho autobiográfico, uma história de formação que conta a vida do autor da infância até atingir a idade adulta. O autor não teve uma infância fácil profundamente marcada pelo quase fanatismo religioso dos pais, ele se vê um pouco perdido e começa a contestar suas próprias crenças quando entra em contato com outra faceta do mundo e da humanidade, personificadas no seu primeiro amor Raina e sua família. O livro discute o amadurecimento e toda as dúvidas e medos que vem com ele, a importância e muitas vezes o peso da religião e das instituições, tudo isso, com um desenho lindo do autor. Leitura recomendada! Post no blog. ★★★★★

As outras leituras foram finalizadas durante a #MLI2017.


2 - A lógica inexplicável da minha vida - Benjamin Alire Sáenz (Seguinte): Esse livro veio na caixa do Turista Literário de Junho e é do mesmo autor de Aristóteles e Dante descobrem os segredos do universo que é muito bem comentado no meio dos canais e blogs literários. Um YA contemporâneo que é um gênero que leio menos, mas gostei bastante até porque ele foge do clichê de história de amor adolescente, na verdade, ele é uma história de família, de amor entre amigos e de amadurecimento, outra leitura que vale a pena conhecer! Comentário no blog. Eu já tinha começado a leitura quando iniciou a maratona, portanto, durante a maratona eu li 124 páginas - Desafio Livro de capa azul. ★★★★★


3 - A aventura da adoção - Paula Abreu (Thomas Nelson Brasil): Nesse livro a autora vai nos contar um pouco mais sobre a experiência dela com o processo de adoção, vai contar desde dicas práticas com relação a parte burocráticas até sobre os sentimentos, medos e inseguranças que a afligiram durante todo o processo. Sobre esse livro eu falei no instagram, você ainda não me segue? Então adiciona @danimoraes02, para alguns livros que eu não fizer um post no blog vou começar a fazer uma postagem com um pouco mais de comentários por lá... essa foi minha primeira tentativa. 206 páginas lidas durante a maratona, não estava na TBR original, porque eu comprei durante a maratona e já li, mas ele cumpre bem um dos Desafios - comprei pela capa. ★★★★★


4 - O sofredor do ver - Maura Lopes Cançado (Autêntica): Esse é o livro que reúne os contos da autora, ano passado eu li o Diário da mesma - Hospício é Deus e gostei bem mais. A autora tem uma escrita um tanto poética e muitas vezes autobiográfica, mas me envolvi muito pouco com livro, exceto por poucos contos eu não consegui realmente me aproximar dessa leitura.  75 páginas lidas durante a maratona. ★★★☆☆


5 - Mulheres na Idade Média - Rainhas, santas, assassinas de Vikings, de Teodora a Elizabeth Tudor - Melissa & Michael Rank (Babelcube): Esse é um livro de não ficção, mais precisamente de história que vai nos apresentar uma minibiografia de 10 mulheres que foram importantes e marcaram a história no período da idade média, o consenso geral é que as mulheres desse período eram submissas não tinham nenhum poder (e não esta totalmente errado), mas o que esse livro pretende é mostrar que existiram sim, mulheres que influenciaram seu tempo e se fizeram presentes, mas acabamos de uma forma ou de outra não tendo muito contato com a história delas. Acho que pode ser um livro introdutório interessante, para você conhecer algumas personagens e buscar mais informações sobre elas, mas além do espaço dedicada a cada uma das personagens ser pequeno permitindo apenas conhecermos sua história superficialmente, ponho em cheque um pouco a precisão histórica do mesmo, achei um pouco tendencioso, por exemplo, a forma que ele cita Mary Tudor (filha da Catarina de Aragão) no texto sobre Elizabeth Tudor achei bastante parcial. E os erros de revisão são muito evidentes, até eu que não presto muita atenção nisso me senti incomodada em alguns momentos. Com tudo isso, ainda gostei da leitura e talvez eu faça um post no blog falando sobre ele e uma serie que estou assistindo. Li 72 páginas durante a maratona - Desafio livro com menos de 200 páginas. ★★★☆☆


6 - Espadas e Bruxas - Esteban Maroto (Pipoca & Nanquim): Essa é a primeira publicação da nova editora Pipoca & Nanquim, sim os mesmos do canal de mesmo nome, e aqui vamos ter um compilado de histórias do autor do gênero Espada e Feitiçaria, ou os bárbaros e eu foi meu primeiro contato com esse gênero, inclusive acho que nunca nem assisti a Conan. Basicamente é um mundo meio pós apocalíptico, onde o que resta da humanidade vive se envolvendo em guerra, buscando comida e enfrentando criaturas mágicas, bruxos e etc. Nesse compilado tem as histórias de 3 bárbaros: Wolf, Dax e Korsar. No caso do Wolf, os pequenos episódios formam uma história maior que é a busca do bárbaro por sua companheira que foi levada por um mago, mas isso, não o impede de se envolver com cada uma das mulheres bonitas (que sempre morrem de amor e/ou atração pelo bárbaro e isso, se repete para os 3 personagens). Dax é formado por histórias curtas que não necessariamente se conectam. Korsar, assim como no caso do Wolf temos uma história maior formada pelos episódios e como é falado no próprio livro ele foi desenvolvido para ser mais erótico, em todos os outros já tinham cenas de sexo, mas aqui elas ficam um pouco mais explicitas e visuais, inclusive, as escolhas que o autor faz para representar o que esta acontecendo durante o ato sexual são inusitadas e interessantes.
Apesar de achar bem absurdos a forma com que os relacionamentos são tratados, todas essas mulheres andando sem roupa e pulando em cima do herói, eu achei bem divertido, gostei especialmente do Dax, e de forma geral gostei da experiência. Quase que esqueço de falar do desenho, que traço bonito, detalhado, tem horas que você tem que parar e ficar olhando para a página para pegar todos os detalhes, dos corpos, das criaturas, tem umas bruxas assustadoras aqui. E o acabamento do livro esta muito caprichado e torço para que a Pipoca&Nanquim dê muito certo porque eu gosto muito do canal. 76 páginas lidas durante a maratona. ★★★☆☆


7 - Bom dia Camaradas - Ondjaki (Agir): Esse foi meu primeiro contato com o autor angolano, e pretendo fazer um post para falar um pouco mais sobre ele. Aqui temos a história narrada através dos olhos de uma criança onde temos acesso a um recorte da história da Angola nos anos 80, sob um regime comunista, confesso que o meu conhecimento sobre a história angolana é zero, mas acompanhado o dia-a-dia do garoto acompanhamos também o cotidiano de Luanda e somos inseridos nesse contexto politico social de uma forma quase que sutil já que vemos tudo sob o olhar de uma criança. Achei interessante, mas não amei, mesmo assim quero falar dele separado até porque faz parte do meu projeto Lendo o Mundo. Lido durante a maratona 141 páginas. ★★★☆☆

Para fechar a maratona eu também li aproximadamente 100 páginas de O condenado que vou comentar no próximo lidos do mês, totalizando 694 páginas, mas mais do que o número de páginas o interessante foi conseguir finalizar vários livros, uma coisa não muito comum para mim.

Foi um mês muito bom de leituras e vocês o que leram? Como anda as leituras?


Até a próxima,

Dani Moraes

Nas redes sociais:
Nós sigam também nas redes sociais: Facebook, Twitter (danipmoraes) e  Instagram (danimoraes02).





 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário