Post Icon

A guerra que salvou a minha vida

Kimberly Brubaker Bradley



“Burra. Retardada. Educável. Zelosa. Eram só palavras. Eu estava tão cansada de palavras sem sentido." 
 
Ada tem dez anos (ao menos é o que ela acha). A menina nunca saiu de casa, para não envergonhar a mãe na frente dos outros. Da janela, vê o irmão brincar, correr, pular – coisas que qualquer criança sabe fazer. Qualquer criança que não tenha nascido com um “pé torto” como o seu. Trancada num apartamento, Ada cuida da casa e do irmão sozinha, além de ter que escapar dos maus-tratos diários que sofre da mãe. Ainda bem que há uma guerra se aproximando.Os possíveis bombardeios de Hitler são a oportunidade perfeita para Ada e o caçula Jamie deixarem Londres e partirem para o interior, em busca de uma vida melhor.
 
 
Olá Pessoal, tudo bem?
 
Hoje vamos conversar um pouco sobre esse livro que eu estava muito ansiosa para ler, pois só ouvi coisas boas sobre ele e com certeza ele não me decepcionou. Ambientado na segunda guerra mundial, narrado por um criança, mais uma pancada no coração.

Ada nasceu com uma deficiência, um pé torto, e isso marcou e definiu a sua vida, a mãe sempre se envergonhou dela fazendo com que ela mesmo se sentisse uma vergonha, uma monstruosidade que deveria se manter oculta, sempre mantida dentro de casa, observando o mundo através de uma janela, se arrastando, pois se achava incapaz de andar. No entanto, o fato de nunca ter sido amada não a impediu de amar, ela amava seu pequeno irmão Jamie, mesmo achando que era uma traição da parte dele sair e deixa-lo todo o dia sozinha.

Então iniciou-se a segunda guerra mundial e o governo inglês achou prudente enviar suas crianças de Londres para a segurança do interior, e dessa forma, Ada viu uma chance fugir dessa vida insuportável. Não sem muito esforço os dois conseguem ir até o local da evacuação e são levados para o interior, mas devido a aparência deles, sujos, maltrapilhos e desnutridos são deixados por ultimo na seleção das crianças que é realizada pelos moradores. Dessa forma, acabam na casa de Susan Smith, uma mulher marcada pela vida, depressiva e que se achava incapaz de cuidar de alguém.

A história é extremamente sensível, as crianças são muito inocentes, não conhecem o mundo, as coisas ou as palavras, especialmente Ada, que praticamente se criou sozinha e é muito lindo vê-los aos poucos se inserindo nesse mundo tão diferente do que eles conheciam antes.



Toda a história nos é contada através dos olhos da Ada e por isso, nos vemos o que ela vê e sentimos o que ela sente, então é muito dolorido, essa garota não sabe o que é carinho, amor, ser cuidada ou que alguém possa verdadeiramente se preocupar com ela e ela vive o tempo todo negando isso, ela sente que não pode se acostumar, que não pode permitir que se aproximem dela porque é tudo provisório. Então assistimos esse embate de sentimentos, por um lado ela esta feliz pela primeira vez e por outro, ela não acredita que isso possa ser real.

É muito triste ver o quanto as pessoas, especialmente as mais próximas podem ser nocivas, principalmente quando tratamos da formação sentimental das pessoas, mas apesar de tudo isso, ela ainda tem aquela esperança de que a mãe possa gostar dela se ela se tornar melhor.

Mas nem só de Ada vive essa história, temos um outro garotinho Jamie, que também vive situações muito contraditórias, sendo pela primeira vez, bem tratado e alimentado ele ainda ama e sente falta de uma mãe abusiva. Mas se pararmos para pensar isso é perfeitamente aceitável, até aquele momento esse foi o único exemplo de amor que ele teve.

Porém se por um lado as pessoas próximas podem fazer sofrer, por outro, novas relações podem nos ajudar a nos reconstruir e curar nossas feridas como vemos acontecer com os personagens desse livro, especialmente Ada e Susan, que em meio a uma guerra sangrenta vivem uma guerra interna para se permitirem amar e ser amadas.

Livro: A guerra que salvou a minha vida
Autor: Kimberly Brubaker Bradley
Editora: Darkside
234 páginas

Leitura mais que recomendada!!!

Além disso, eu não podia deixar de falar dessa edição.. a Darkside arrasa de mais




Por hoje é isso,

E vocês já leram esse livro? O que acharam?

Nas redes sociais:
Nós sigam também nas redes sociais: Facebook, Twitter (danipmoraes), Instagram (danimoraes02) e Snapchat (danielapmoraes).

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário