Post Icon

Retalhos

Craig Thompson
 
"... mas eu sabia que não estava competindo com ele, e sim contra mim mesmo... contra minha própria humanidade imperfeita que havia perdido a sintonia com a Terra."
 

Olá Pessoal, tudo bem?

Vamos conversar um pouco sobre minha leitura para o Desafio Diminuindo a Pilha desse mês - Ganhador de Prêmio, no caso, três prêmios Harvey, dois prêmios Eisner (Nobel da literatura) e o prêmio da crítica da Associação Francesa de Críticos e Jornalistas de Quadrinhos e foi minha primeira experiência com o autor e realmente é uma leitura muito interessante.

Uma HQ autobiográfica, uma história de formação em que acompanhamos a vida do Craig desde a infância até a vida adulta. A história tem duas linhas temporais em paralelo, uma que se passa na infância do autor e outra na sua adolescência e essas linhas vão se alternando ao longo da história.

Craig não teve uma infância fácil, recebeu uma educação rígida e profundamente religiosa, praticamente tudo em sua vida girava em torno da religião, desde das constantes idas a igreja, a escola dominical até os acampamentos de inverno da igreja. Ele se sentia constantemente oprimido pela religião e suas regras, praticamente tudo era considerado como pecado ou algo que o prejudicaria no caminho para Deus e o paraíso. Desde muito pequeno ele gostava de desenhar, mas se sentia oprimido por acreditar que Deus desaprovava o fato dele investir o tempo nessa atividade sem um sentido religioso.

 
Crescendo em meio a essa situação seus momentos de alegria mais puros são ao lado do irmão mais novo com quem dividia a cama e as aventuras, no entanto, a medida que os dois crescem vão se afastando enquanto Craig se torna mais profundamente ligado a religião até que um dia ele conhece a Raina em um dos acampamentos de inverno e acaba se apaixonando. Depois de se corresponderem por carta finalmente ele faz uma visita para ela e passa a conviver com ela e toda a família que passa por um momento difícil e é toda disfuncional. A partir do convívio com eles ele passa a questionar muitas das suas verdades e seus posicionamentos, acompanhamos tudo isso associado aos questionamentos típicos da idade e do amadurecimento.


A história como um todo é muito sutil, bonita e é impossível não se sentir envolvido e tocado por ela.

O traço é muito bonito e cheio de detalhes e apesar de ser em preto e branco, o trabalho de luz e sombra dá um destaque para os desenhos.


Apesar do tamanho do quadrinho (582 páginas) a leitura é muito fluida e rápida. Do mesmo autor, já tenho Habib que pretendo ler em breve. Esse é um quadrinho que vale muito a pena.

Título: Retalhos
Autor: Craig Thompson
Editora: Quadrinhos na Cia.
582 páginas


 
Por hoje é isso,

E vocês já leram essa HQ? Conhecem o autor?

Até a próxima,

Dani Moraes

Nas redes sociais:
Nós sigam também nas redes sociais: Facebook, Twitter (danipmoraes), Instagram (danimoraes02) e Snapchat (danielapmoraes).
 

 
 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário