Post Icon

Dicas para entender o papel do feminismo na sociedade

Feminismo é um conjunto de movimentos políticos, sociais, ideologias e filosofias que têm como objetivo comum: direitos equânimes (iguais) e uma vivência humana por meio do empoderamento feminino e da libertação de padrões opressores patriarcais, baseados em normas de gênero. (Fonte: Wikipédia)



Olá Pessoal, tudo bem?

Nesse dia 8 de Março resolvi fazer um post um pouco diferente, indicando algumas obras de diferentes mídias para ajudar a entender porque o feminismo ainda é importante nos dias de hoje. E para começar, por favor, leiam a definição de feminismo que é sinônimo de igualdade de direitos e não, as mulheres não querem ser melhores que homens e muito menos serem iguais a eles, o que queremos é direitos e deveres iguais.

Para você que ainda acha que isso não é necessário alguns dados para vocês:

- Segundo o BID as mulheres brasileiras recebem 30% menos do que o homem (Reportagem original).
- A diferença ainda é maior em cargo de chefia, as mulheres ganham 68% do salario dos homens (link)
- Mulheres só representam 37% nos cargos de chefia e piora mais quando chegamos ao ponto mais altos das organizações mulheres representam somente 10% (link)
- No Brasil a cada 11 minutos uma mulher é estuprada (Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 2015)
- Brasil ocupa quinto lugar no número de homicídios entre as mulheres (4,8 a cada 100.000 mulheres)
- O SUS atendeu mais de 70 mil mulheres vítimas de violência em 2011 – 71,8% dos casos ocorreram no ambiente doméstico (Dados Dossiê da Violência contra mulher).

Mas minha intenção aqui é indicar algumas obras que discutem esse assunto:

Para iniciar queria indicar um texto da Carta Capital bem direto e simples que desmistifica alguns pontos sobre o feminismo: https://www.cartacapital.com.br/sociedade/o-que-e-feminismo-2198.html



"O modo como criamos nossos filhos homens é nocivo: nossa definição de masculinidade é muito estreita. Abafamos a humanidade que existe nos meninos, enclausurando-os numa jaula pequena e resistente. Ensinamos que eles não podem ter medo, não podem ser fracos ou se mostrar vulneráveis, precisam esconder quem realmente são - porque eles têm que ser, como se diz na Nigéria, homens duros."
Sejamos todos feministas - Chimamanda Ngozi Adichie (Companhia das Letras): Esse é um discurso que a autora vez para o TED e que discute o que significa ser feminista no século XXI e como a igualdade de gêneros é importante e libertadora não só para as mulheres como também para os homens. É um texto muito bem escrito e que traz uma contemporaneidade muito importante. O livro digital esta disponível de graça em todas a grandes lojas (Amazon, Livraria Cultura e Saraiva), mas eu não tenho e-reader? Baixe o aplicativo do Kindle para o celular, mas eu não quero, então assistam a palestra no TED:




India's Daughter (2015): Esse é um documentário que relata a história do estupro seguido de morte sofrido pela estudante de medicina Jyoti Singh e todas as consequências surgidas, grandes manifestações, novas legislações e condenações que foram uma revolução para o país. O documentário é muito forte, e é incrível que realmente acreditam que a culpa do ocorrido era da vitima, simplesmente porque ela acreditava que tinha o direito de estudar e de ir ao cinema com um amigo. O documentário se encontra disponível no Netflix.


The Huting Ground (2015): Esse é um outro documentário muito forte, escrito e dirigido por Kirby Dick, que trata sobre os diversos casos de estupros ocorridos nas universidades americanas e a impunidade decorrente do esforço das próprias universidades em encobrir os casos. O documentário é baseado em diversos depoimentos e mostra que esse é um problema global. Também esta disponível no Netflix.


O mundo de Aisha - Ugo Bertotti: Essa é uma HQ documentário que mostra a vida das mulheres no Iêmen e como diz o subtítulo fazem uma revolução silenciosa, a HQ se baseou no trabalho da fotojornalista Agnes Montanari e a primeira história da Sabiha é de cortar o coração, mas as próximas histórias vão aos poucos mostrando a resistência silenciosa dessas mulheres em uma cultura ainda tão machista, que mostra que a luta deve continuar sempre.


Um teto todo seu - Virginia Woolf: Esse livro foi escrito a partir de duas palestras que a autora foi convidada a fazer sobre a posição da mulher na literatura, e a partir de uma personagem ficcional ela faz uma viagem através da história tentando mostrar essa diferença entre os sexos, discutindo se Shakespeare tivesse uma irmã tão genial quanto o próprio se ela teria tido capacidade de criar. Depois de ler esse livro passamos a enxergar autoras como Jane Austen e Irmãs Brontë com outros olhos.


She's beautiful when she's angry (2014): Dirigido por Mary Dore ele mostra a história do movimento feminista nos EUA  entre os anos 1960 a 1970, dando cara e voz as principais figuras desse movimento que surgiu como uma solicitação das mulheres por melhores oportunidades de emprego e que foi se expandindo para todas as áreas da vida como família, sexualidade, estudo e etc. O filme mostra as várias facetas do movimento feminista, inclusive, os problemas e contradições dentro do próprio movimento. Muito interessante para conhecer um pouco mais desse movimento que foi tão importante para posição da mulher na sociedade de hoje.

Claro que tem muito mais obras que te ajudam a entender a condição da mulher na sociedade, mas essas são algumas que e selecionei para falar hoje.

Até a próxima,
Dani Moraes

Nas redes sociais:
Nós sigam também nas redes sociais: Facebook, Twitter (danipmoraes), Instagram (danimoraes02) e Snapchat (danielapmoraes).

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário