Alan Moore & Brian Bolland
Olá Pessoal, tudo bem?
Hoje é Batman's day dia em que se comemora o dia desse super-herói amado por todos e aproveitando resolvi falar sobre esse clássico do Batman que já faz tempo que estou querendo comentar aqui no blog e resolvi relê-la recentemente, pois eu queria estar com a história fresca na memoria antes de assistir a animação que saiu esse ano.
Esse é um dos grandes clássicos do Batman, escrito por nada menos que Alan Moore e desenhada por Brian Bolland. Nessa edição que esta nas bancas temos a versão revisada com as cores do Bolland, quando a HQ foi originalmente lançada em 1988, Bolland atrasou muitos os desenhos e os editores optaram por usar as cores de John Higgins, mas as cores eram muito diferentes das originalmente pensadas pelo artista eram muito coloridas e até psicodélicas, nessa reedição Boland coloriu tudo novamente utilizando cores sóbreas e um tanto mais sombrias para combinar com a história, porém ele optou por manter algumas coisas que já haviam se tornado clássicas como a blusa amarela da Barbara.
Nessa história Curinga tenta provar uma teoria de que qualquer um pode enlouquecer desde que tenha um dia ruim. E ele escolhe o comissário Gordon para isso, já que ele considera Batman tão louco quanto ele mesmo. E para provocar o desespero no Gordon ele faz coisas que mostra o nível de loucura do Curinga, agredindo a Barbara e o próprio Gordon de uma maneira forte e brutal que não vou comentar mais para não ser spoiler.
Aqui tem também uma das possíveis origens do Curinga e por que possível? O próprio Curinga diz que, às vezes, se lembra dessa forma e em outras de outra forma.
Com relação a parte gráfica eu gosto muito do traço e eu não conheço as outras cores, mas essas combinaram muito com a história.
A história e si é bem curta, então essa edição traz uma outra história desenhada e roteirizada pelo Boland que acaba por mostrar todos os principais inimigos do Batman e também a primeira aparição do Curinga publicada em 1940.
História extra roteirizada e desenhada pelo Bolland |
Recentemente foi lançada a animação desse clássico roteirizada pelo Scott Snyder e os primeiros 30 minutos do filme vai trazer uma introdução para história a Barbara Gordon ainda é Batgirl e um dos bandidos acaba se tornando obsessivo em relação a ela e eles estabelecem uma relação meio doentia o que faz com que ela e o Batman entrem em conflito e no final ela acaba por abandonar o manto de Batgirl. Essa história é bem interessante, mas eu não sei se ela é baseada no Batgirl special que é quando ela deixa o manto, tentei encontrar essa HQ online, mas não achei.
Depois ela entra propriamente dito na história da piada mortal e é fidelíssima, inclusive, os diálogos são muito similares.
Não acho que seja uma animação necessária ou que acrescente algo a história, se você leu a HQ acredito que já esta ok.
Acho que é isso.
E vocês conhecem essa história?
Até a próxima,
Dani Moraes
Nas redes sociais:
Nós sigam também nas redes sociais: Facebook, Twitter (danipmoraes), Instagram (danimoraes02) e Snapchat (danielapmoraes).
0 comentários:
Postar um comentário