Yasunari Kawabata
Olá pessoal, tudo bem?
O livro tema de hoje do post está contando para muitos projetos e desafios diferentes: Desafio do Skoob - título com 3 palavras (artigo não conta), Livrada - Ganhador de Prêmio Nobel, Minhas Metas e Projeto Lendo o Mundo - Japão.
O livro conta a história de Shimamura, um intelectual que vive do dinheiro da família e que um dia vai visitar o país das Neves, uma região muito fria no Japão, onde conhece a gueixa Komako e passa a visita-la com frequência. Nessa história há uma terceira ponta formando uma espécie de triângulo amoroso não declarado representado por Yoko, uma jovem misteriosa que logo chamou a atenção do protagonista.
Eu ouvi falar muito bem do autor, mas sendo sincera eu não gostei tanto assim. Os personagens não me cativaram, o personagem masculino é na maior parte do tempo muito frio e distante e o pouco que sabemos sobre ele não é nem um pouco galante. Komako é o oposto ela é apaixonada e vibrante, mas ao mesmo tempo é meio inconstante, muitas vezes agindo feito louca. Yoko temos tão poucas informações e a conhecemos tão superficialmente que fica difícil de se apegar.
O melhor do livro são as descrições vívidas e poéticas, a escrita é bastante poética e transporta para aquelas paisagens. Outro ponto bastante interessante são as descrições de aspectos culturais como a confecção de um tipo específico de pano que utiliza a própria neve no processo de "curagem", além dos costumes que envolvem as próprias gueixas.
" O reflexo do espelho não era suficiente para apagar a claridade de fora, nem está, forte o bastante para ofuscar a imagem refletida no espelho. A claridade passava como um relâmpago pelo seu rosto, mas não era suficiente para ilumina-lo. A luz era fria e distante."
Resumindo eu gostei de ter lido, mas não morri de amores pela leitura e autor.
A minha edição é da Estação Liberdade e foi traduzida diretamente do japonês.
Livro: O país das Neves
Autor: Yasunari Kawabata
Editora: Estação Liberdade
156 páginas
É vocês conhecem esse autor? Já leram esse livro?
Por hoje é isso,
Até a próxima,
Dani Moraes
2 comentários:
Achei interessante e por ser um livro pequenininho vale a pena arriscar, gostei da sinceridade da sua resenha!
Conheci seu blog agora e já estou seguindo!
Hey! Se puder dar uma passadinha lá no Estandy Books - A Estante da Andy
Oi Andy,
Obrigada pela visita... pode deixar que vou conhecer o seu blog.
Bjus,
Dani Moraes
Postar um comentário