Post Icon

O perfura neve

Lob, Rochette & Legrand


Olá Pessoal, tudo bem ?

Vamos conversar sobre: Perfura Neve?

Essa é uma HQ de ficção cientifica que se passa na Terra depois de um grande desastre que levou a uma mudança muito drástica no clima, que chegou a uma temperatura tão baixa que é impossível para o ser humano sobreviver a céu aberto.

Dentro desse contexto surge uma salvação um trem que não para, que possui uma  máquina que tem um suprimento próprio que nunca vai acabar e dentro desse trem é reorganizada a sociedade com todas as suas divisões e estratificações sociais.

A HQ é dividida em 3 histórias, sendo que a primeira foi escrita por Lob e desenhada por Rochette, as duas segundas foram escritas anos depois por Legrand depois da morte do Lob.

No trem há uma divisão por classes sociais. No fundo do trem ficam aqueles que não deveriam estar no trem que invadiram, ou seja, a camada mais pobre e desfavorecida da sociedade. E a medida que se percorre o trem vamos entrando em contato com os favorecidos, aqueles que tem tudo enquanto os do fundo não tem nem com o que se alimentar.  As divisões e injustiças refletem a nossa sociedade e fazem critica as mesmas.

Na primeira história temos um dos moradores do fundo que de uma forma não explicada consegue invadir a frente do trem e as consequências ocorridas desse ato.

Na segunda história descobrimos a existência de um outro trem o Desbrava-gelo e vamos ver surgir um rebelde que tenta mudar a estrutura atual.

Alguns dos assuntos tratados nessa HQ: é a manipulação da imprensa, o uso do entretenimento como controle das massas (política pão e circo reinando desde a antiguidade), divisões e injustiças sociais, uso da religião como justificativa para ações autoritárias e etc.

O traço é bem interessante e combina bastante com a  história e vemos uma diferença grande entre o traço da primeira e ultima história, é interessante ver a evolução do traço do desenhista, inclusive, se aproximando do tipo de trabalho mais artístico que o quadrinista passou a fazer depois.













A história é interessante, porém muito pesada e não espere que você sinta esperança ao finalizar a leitura. O livro tem cenas de sexo e violência.

A edição esta muito boa e como sempre a Aleph arrasa no cuidado com suas edições, inclusive com muitos extras.




Também assisti o filme Expresso do Amanhã, mas primeira coisa que você tem que levar em consideração é que o filme não segue realmente nenhuma das histórias, ele se inspirou na história da HQ, mas não a segue. O filme bom, com muita ação e segue essa atmosfera meio sem esperanças da HQ. A fotografia, principalmente o mundo congelado é muito linda e o Cris Evans (nosso querido Capitão América) ator que faz o protagonista esta muito bem.



Título: O perfura neve
Autor: Lob, Rochette & Legrand
Editora: Aleph

Por hoje é isso,
Até a próxima,

Dani Moraes

Nas redes sociais:
Nós sigam também nas redes sociais: Facebook, Twitter (danipmoraes), Instagram (danimoraes02) e Snapchat (danielapmoraes).

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário