Post Icon

Melhores livros de 2015

Olá pessoal, tudo bem?

Estou bastante atrasada com esse post, mas é a segunda vez que o estou escrevendo porque perdi a primeira, mas antes tarde do que nunca.

Em 2015 eu li 39 livros, para muita gente é pouco, mas para mim é uma quantidade boa e eu superei minha meta pessoal lendo mais do que no ano anterior. E hoje, quero conversar com vocês sobre aqueles que de uma forma ou outra me marcaram mais, não necessariamente os que tem a melhor técnica e etc, mas simplesmente aqueles que foram mais incríveis para mim.


5 - Um teto todo seu - Virginia Woolf

Esse foi minha primeira experiência com a Virginia e começando pela não ficção, esse é um livrinho bem pequeno em tamanho, mas bastante grande em conteúdo. Ele foi escrito com base em duas palestras que a Virginia foi convidada a dar sobre o papel da mulher na ficção. Atualmente, todo mundo fala sobre o empoderamento feminino e o papel da mulher na sociedade e esse livro te ajudará a pensar com um pouco mais de propriedade nesse assunto.
Depois de ler esse livro você não lerá as mulheres clássicas da mesma forma. Creio que ainda não absorvi tudo que esse livro pode oferecer e pretendo relê-lo no futuro.

4 - O oceano no fim do caminho - Neil Gaiman


Neil Gaiman é aquele autor que sempre vou querer ler o que ele escreve porque nunca se sabe quando o que ele esta escrevendo é uma obra incrível.
Nesse livro temos um homem que volta a sua terra natal para participar de um funeral, e então, ele sente um impulso de voltar a casa de uma de suas amigas de infância e nesse retorno começa a se lembrar de tudo o que ocorreu quando ele tinha 7 anos e não foi pouca coisa não. Gaiman vai trazer muitas referencias literárias e mitológicas e não podemos nos esquecer que a história é contada por um garotinho que amava ler, portanto, estamos sempre nos questionando se é realidade ou imaginação. É a segunda vez, que vejo esse tema da inexatidão nas memorias na obra do Gaiman, a outra foi na HQ Violent Cases. O livro tem muita fantasia como é típico do autor, mas também traz muitas reflexões sobre a vida, então vale muito a leitura.

3 - 1968 - O ano que não terminou - Zuenir Ventura


Li esse livro como parte do projeto Lendo a Ditadura, aqui o jornalista Zuenir Ventura faz uma retrospectiva de tudo que ocorreu no ano de 1968 que foi um ano importante para história do mundo e especialmente do Brasil. Caso você não esteja se lembrando foi em 1968 que foi decretado o AI-5 que veio a endurecer muito a ditadura. Uma coisa que fica clara no livro é o quanto nossa oposição estava confusa e dispersa e esse é provavelmente o motivo da ditadura ter se estendido por tanto tempo. Em tempos de passeatas pedindo o retorno a ditadura nada melhor do que aprendermos um pouco mais sobre nossa história. O livro é bem escrito, o autor fez uma extensa pesquisa e o ritmo é tão bom que parece ritmo de ficção.

2 - Triologia da Fundação - Isaac Asimov


Quem me acompanha pelas redes sociais sabe o quanto eu amei essa leitura, o Asimov criou um universo complexo e extenso cheio de nuances e apesar de ser uma ficção cientifica ela apenas reflete o que acontece no nosso mundo normalmente. Vemos o declínio e ascensão de um império intergaláctico e os principais motivos e causas para o declínio da humanidade.
O livro não tem um personagem principal porque mais importante que um único homem é toda a sociedade e universo. Livro muito bem escrito, ágil e com uma história instigante. Recomendo muitíssimo!


1 - O senhor dos anéis - J.R.R. Tolkien



Eu li o primeiro livro da triologia em 2014, mas os outros dois foram lidos em 2015, por isso, estou considerando uma das melhores leituras desse ano. E o que falar sobre essa obra prima da literatura fantástica? Aqui não temos uma simples história de um anel com poderes, temos toda um universo completo e complexo com sua história, mitologia e línguas próprias. Temos uma história de coragem, de amizade e companheirismo. Se você assim como eu é fã de fantasia, mas ainda não leu esses livros leiam e se você não é fã de fantasia, mas gosta de um livro bem escrito e de uma boa história leiam também.


Nessa seleção não considero releituras, porque simplesmente não seria justo com os outros livros, mas é claro que preciso fazer uma menção a alguns dos meus livros preferidos.

O guia do mochileiro das galáxias - Douglas Adams


Esse ano eu fiz o Especial da Toalha relendo todos os livros dessa serie de ficção cientifica que traz uma clara critica a nossa sociedade em meio a uma historia cheia de nonsense  e referencias a literatura e cultura em geral. De novo, a única coisa que eu posso dizer é leiam!!!

Por hoje é isso,

E vocês quais foram as suas melhores leituras de 2015?

Até mais,

Dani Moraes

Nós sigam também nas redes sociais: Facebook, Twitter (danipmoraes), Instagram (danimoraes02) e Snapchat (danielapmoraes).

 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

6 comentários:

brigada paralela disse...

Olá Dani tudo bom?
Esse ano a correria do fim do Mestrado nem me permitiu fazer lista dos melhores do ano, então o que a gente faz? Stalkeia os melhores dos outros hahahaha. Coincidentemente também li O Oceano no Fim do Caminho e A Sociedade do Anel esse ano, e em ambos os casos dei 4 estrelas pra eles. Esse ano verei se consigo terminar a Trilogia do Anel e vamos ver se a saga como um todo ganha 5 estrelas rsrs (Sou desses, às vezes, não acho os livros 5 estrelas nem nada, mas a série entra pra minha vida)... A Trilogia da Fundação, está nos meus planos futuramente, junto com Duna, mas nunca sei por qual começar, existem vários livros de ambas as séries rsrs. Enfim, abraços e até breve ^^

Unknown disse...

Oi Thiago,
Q legal q vc está fazendo mestrado. Eu entendo vc c esse negócio de série, na verdade, O senhor dos anéis me pegou mais no segundo livro. Também tenho curiosidade em relação a Duna, mas confesso q tenho preguiça do número de livros, o bom da Fundação é q dá p parar na trilogia clássica se quisermos...
Até mais,
Bjus

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Que blog meigo *---* Amei aqui. Tenho muita curiosidade de ler Asimov, mas é a primeira vez que vejo a recomendação em um blog. Me deu mais vontade de ler ainda. E Virginia <3 Ano passado, meu livro favorito foi o Mrs. Dalloway dela e desde então estou tentando me decidir sobre qual será o próximo passo. Também tenho que ler O Guia do Mochileiro das Galáxias, comecei o primeiro livro e tive que devolver para a biblioteca. Acho que 2016 vai ser um ano cheio de ambições literárias. Beijão!
Lu
starbooks.com.br

Unknown disse...

Oi Lu,
Muito obrigada pela visita.
Asimov já se tornou autor do coração. Da Virgínia ainda não li ficção, mas pretendo ler e leia Douglas Adams vc vai gostar...ambições literárias nunca terminam...rsrs...
Bjus

Dani Moraes

Unknown disse...

Oi Lu,
Muito obrigada pela visita.
Asimov já se tornou autor do coração. Da Virgínia ainda não li ficção, mas pretendo ler e leia Douglas Adams vc vai gostar...ambições literárias nunca terminam...rsrs...
Bjus

Dani Moraes

Postar um comentário