Isaac Azimov
Olá Pessoal, tudo bem?
Vamos conversar um pouco sobre a triologia da fundação que foi minha escolha para o Desafio do Skoob do mês que era ler livros que tivessem ganhado prêmios e, nesse caso, a serie recebeu o Premio Hugo em 1966 de melhor serie de ficção cientifica e fantasia de todos os tempos, vencendo por exemplo O senhor dos anéis (não é pouca coisa).
A história se passa em um futuro onde a humanidade expandiu seu domínio por toda a galaxia e formou o poderoso Império Galáctico, no entanto, um homem o cientista Hari Seldon, através de uma nova ciência conhecida como psico-história (uma ciência que une a matemática e a sociologia de forma a prever estatisticamente o futuro de grandes populações, é importante salientar que a psico-história é incapaz de prever as ações e/ou futuro de indivíduos) foi capaz de prever o fim o império que seria seguida por uma era de 30.000 de trevas. Era impossível parar ou alterar os rumos da história, no entanto, ele criou duas fundações para que o período de trevas fosse encurtado para 1000 anos.
A nova sociedade que formaria o segundo império teria por base a ciência e a sabedoria, dessa forma, evitando cair nos mesmos erros do império anterior, que se tornou grande preguiçoso e inimigo da inovação e da criatividade.
O primeiro livro é dividido em 5 partes, sendo que, as 4 primeiras foram publicadas em forma de contos na revista Astounding Magazine que posteriormente em 1951 foram compiladas em forma de livro e o Azimov escreveu os dois outros livros da triologia clássica. Anos depois,o autor retoma a serie (em 1981) e escreve mais 4 livros, sendo duas continuações e dois prelúdios.
A triologia é formada pelos seguintes títulos: Fundação, Fundação e Império e Segunda Fundação.
Em Fundação somos apresentados a Hari Seldon e pela primeira vez conhecemos Terminus o planeta no extremo da periferia da galaxia onde foi instalada a fundação para a grande enciclopédia da galaxia que reuniria todo o conhecimento até então, e é também nesse livro que conheceremos o verdadeiro conteúdo do plano de Seldon e começamos a entender como o mesmo ocorre.
Fundação e Império: conta a história do confronto direto entre a Fundação e o que restou do imperio galactico e começa uma história que terá reflexos grandes na história do terceiro livro.
Segunda Fundação: é o livro mais esclarecedor da serie, onde a natureza da Segunda Fundação fica mais clara, assim como, a estrutura do plano Seldon.
A linguagem do livro é muito fluida e gostosa de ler e o enredo é construído de forma envolvente e que nos leva a querer saber o que vai acontecer. Cercado de mistérios e reviravoltas nos intriga criando vários cliffhanger entre as histórias. Além disso, a história é construída de forma que nós leitores sabemos tanto quantos os personagens e vamos descobrindo a história ao longo da leitura.
A história não tem um personagem principal porque se passa ao longo de vários anos, o único personagem constante na história é Hari Seldon, mesmo assim, os personagens são construídos, de tal forma que, fosse consegue se sentir próximos sem que a história dele se estenda por tantas páginas.
O livro foi escrito depois que o autor leu: A ascenção e declinio do imperio romano, por isso, muitos dos conflitos ocorridos refletem a realidade e conseguimos encontrar paralelos com a nossa história. Utilizando a psico-história é possível prever o fluxo dos acontecimentos e a sequencias das crises.
A triologia é excelente, vale muito a leitura e agora eu quero conhecer outras obras do Azimov além é claro das continuações.
Livro: Triologia da Fundação (Fundação, Fundação e Império e Segunda Fundação)
Autor: Isaac Azimov
Editora: Aleph
Nós sigam também nas redes sociais: Facebook, Twitter (danipmoraes), Instagram (danimoraes02) e Snapchat (danielapmoraes).
0 comentários:
Postar um comentário