Post Icon

TAG:Começos Inesqueciveis


Olá Pessoal, tudo bem?

Hoje venho com essa espécie de TAG que vi no Canal da Mel Ferraz e consiste em escolher alguns inicios de livro que consideramos incríveis e sem mais rodeios vamos começar:

Trash - Andy Mulligan


Meu nome é Raphael Fernández e sou um garoto do lixão.
As pessoas me falam: "Nunca se sabe o que você pode encontrar mexendo no lixo! Hoje pode ser seu dia de sorte". Eu respondo: "Camarada, acho que sei muito bem o que vou encontrar." E sei o que todo mundo encontra, pois sei o que nós achamos no lixo durante todo esse tempo em que tenho trabalhado aqui, ou seja, onze anos. É esta única palavra: barro, que nada mais é - sem querer ofender - do que dejetos humanos. Não quero incomodar ninguém, não estou aqui para isso.

Esse começo já mostra mais ou menos o clima do livro, que é tão pequeno e tão incrível.
O livro traz a história de três garotos que encontram uma carteira no lixão e isso vai leva-los a uma situação muito perigosa envolvendo a policia, corrupção e exploração da população. Tem resenha aqui no blog.

Memórias Póstumas de Brás Cubas - Machado de Assis


Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver. Dedico, como saudosa lembrança, estas memórias póstumas.

Essa é a dedicatória desse livro incrível escrito por um defunto autor que já inicia destilando toda a sua ironia acida. Incrível!!! Incrível!!! Incrível!!!

Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo.

Esse é o primeiro paragrafo do livro mais incrível da literatura brasileira (na minha opinião). Não vou falar muito somente: Leia!!!

O Hobbit - J.R.R. Tolkien


Numa toca no chão vivia um hobbit. Não uma toca desagradável, suja e úmida, cheia de restos de minhocas e com cheiro de lodo; tampouco uma toca seca, vazia e arenosa, sem nada em que sentar ou o que comer: era a toca de um hobbit, e isso que dizer conforto.

Logo nesse inicio já temos um vislumbre da personalidade de um Hobbit, ou seja, um ser que gosta de conforto e das coisas boas da vida. E adorei a história de como Tolkien criou essa obra ele escreveu em uma as provas que ele estava corrigindo essa primeira frase: Numa toca no chão vivia um hobbit. Essa é uma história de aventura incrível e maravilhosa!!!

Tem resenha do livro aqui no blog e também da Biografia do Tolkien.

Metamorfose - Franz Kafka


Numa manhã, ao despertar de sonhos inquietantes, Gregor Samsa deu por si na cama transformado num gigantesco inseto.

Esse livro é tão curtinho, li todo de uma vez, mas tamanho realmente não é documento, esse foi um dos livros mais impactantes que eu já li e de onde o autor tirou essa ideia tão peculiar? Como a primeira frase já diz, em um belo dia Gregor Samsa acorda transformado em um inseto, o livro vai tratar de toda a problemática envolvida nessa situação minimamente peculiar. Recomendo fortemente a leitura.

Quem poderia ser a uma hora dessas? Lemony Snicket
 
 
Havia um vilarejo, uma garota e também um roubo.
Eu estava no vilarejo, fora contratado para investigar o roubo, e achava que a garota não tinha nada a ver com aquilo. Eu tinha quase treze anos e estava errado. Sobre tudo. Eu devia ter feito a pergunta: "Por que alguém diria que roubaram uma coisa que nunca foi sua, para começar?". Em vez disso, fiz a pergunta errada - quatro perguntas erradas, mais ou menos. Esta é a história da primeira delas.

Esse livro é o primeiro da nova serie do Lemony Snicket, um livro de mistério infanto-juvenil e esse começo dá todo o tom do livro, cheio de perguntas e com poucas ou quase nenhuma resposta. Li no especial mês das crianças e tem resenha no blog.
 
Os pilares da Terra - Ken Follet
 
 
Os garotos chegaram cedo para o enforcamento.
 
Ainda estava escuro quando os primeiros três ou quatro esgueiraram-se para fora do galpão, silenciosos como gatos com suas botas de feltro. Uma fina camada de neve cobria a cidadezinha, lembrando uma nova demão de tinta, e suas pegadas foram as primeiras a macular a superfície perfeita. Escolheram seu caminho por entre a barafunda de casebres de madeira e ao longo das ruas de lama congelada até a praça do mercado, onde a forca estava à espera.
 
Os meninos desprezavam tudo o que os mais velhos valorizavam. Zombavam da beleza e faziam pouco caso da bondade. Caíam na risada à vista de um aleijado e ao encontrarem um animal ferido o apedrejavam até a morte. Vangloriavam-se dos ferimentos e exibiam as cicatrizes com orgulho, reservando especial admiração por mutilações: um garoto sem um dedo poderia ser o rei deles. Amavam a violência. Correriam milhas para ver sangue e nunca perdiam um enforcamento.

Essa trecho faz parte de um prefacio que em um primeiro momento não faz muito sentido para o livro, mas ao longo da história vamos notando as conexões o que muito interessante. E essa crueza e violência explicita logo de cara causa um impacto importante.

Esse é um livro incrível, foi um dos meus preferidos de 2014 e conta uma história passada na idade média que traz a construção de uma catedral como pano de fundo, mas que na verdade é sobre a luta pelo poder. Também tem resenha.

O guia do mochileiro das galáxias - Douglas Adams
 
 
Muito além, nos confins inexplorados da região mais brega da Borda Ocidental desta Galáxia, há um pequeno sol amarelo e esquecido.
Girando em torno desse sol há um planetinha verde-azulado absolutamente insignificante, cujas formas de vida, descendentes dos primatas, são tão extraordinariamente primitivas que ainda acham que relógios digitais são uma grande ideia.


Vai dizer que só de ler esse comecinho já não da vontade de ler o livro todo e a continuação também é incrível.

Reli esse livro recentemente para o especial da toalha e uma das ficções cientificas mais legais. Conta a história de Arthur Dent, um terráqueo que consegui sair da Terra alguns segundos antes que ela fosse implodida para criação de uma via intergaláctica e as aventuras que ele e seus companheiros de viagem viverão pela galáxia. Confiram a resenha.

Bom galera por hoje é isso,

Sintam-se a vontade para também responder a TAG e se o fizerem me avisem para que eu possa conferir.

Até mais,

Dani Moraes

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário