Post Icon

Trash

Andy Mulligan
 

Olá Pessoal,
Tudo bem?

Hoje nós vamos conversar um pouquinho sobre o Trash, eu descobri esse livro através da Isa do Lido Lendo e fiquei interessada, mas eu acho que os livros da Cosac tem preços muito abusivos por isso,  apenas retive a informação que seria interessante. E então, a CosacNaify fez um bota fora e eu encontrei o livro por R$ 15,00 (aliás, acho esse um valor justo) e acabei comprando.

Estou um pouco reticente em fazer uma sinopse desse livro, porque para mim, o mais legal é não saber nada sobre o livro e ir descobrindo ao decorrer da leitura. Esse é um livro infanto-juvenil com suspense e uma pegada detetivesca sem ter detetive.

O livro é focado em três garotos que vivem no lixão de Behala (um lixão fictício, em um pais não definido, mas que foi inspirado em um lixão real de Mali, nas Filipinas): Raphael, Garbo e Rato. O livro começa com relato de Raphael de como é a vida no lixão, a relação entre os catadores, a diferença entre os caminhões que vem de bairros pobres e ricos.

"As pessoas me falam: 'Nunca se sabe o que você pode encontrar mexendo no lixo! Hoje pode ser seu dia de sorte'. Eu respondo: 'Camarada, acho que sei muito bem o que vou encontrar' (...) É esta única palavra: barro, que nada mais é - sem querer ofender - do que dejetos humanos."
 
Um dia, Raphael encontra uma bolsa com: uma carteira, um pouco de $ (que para eles é uma fortuna), uma identidade, uma chave e uma foto. Ele divide seu segredo e tesouro com o seu melhor amigo Garbo, no entanto, no dia seguinte a policia chega ao lixão e oferece uma recompensa pela bolsa, mas os meninos não tem muitas razões para acreditar na policia e resolvem investigar por conta própria o que significa tudo aquilo e para isso contam também com a ajuda do pequeno Rato, um garoto que vive sozinho em um buraco no lixão.
 
E então, os meninos começam a investigação e tem toda a sorte de empecilhos, afinal, eles são só crianças e crianças do lixão e acabam contando com a ajuda involuntária dos voluntários da escola missionária. O mistério leva os meninos a se envolverem em coisas muito perigosas ligadas a corrupção na policia e na politica. E tem toda uma critica social, envolvendo principalmente países em desenvolvimento, que não só negligenciam suas crianças, como tem sistemas carcerários desumanos e convivem com a corrupção como se tudo aquilo fosse normal. É muito triste a conclusão que uma das voluntárias da escola chega em o que ela aprendeu em Behala:
 
"Aprendi mais do que seria possível aprender em qualquer faculdade. Aprendi que o mundo gira em torno de dinheiro. Há valores, virtudes e morais; há relacionamentos, confiança e amor - tudo isso importa. No entanto, o dinheiro é mais importante, e pinga o tempo todo, como se fosse água. Algusn bebem muito dessa água; outros passam sede. Sem dinheiro, você encolhe e morre. A falta de dinheiro cria um deserto onde nada cresce. Ninguém sabe o valor da água até morar em um lugar árido e seco - como Behala. Tantas pessoas moram lá, esperando a chuva chegar."
 
 
 
O livro é contado alterando as visões dos três garotos e temos alguns capítulos escritos por outros personagens. Além da, alteração na fonte que marca essa troca de narrador também é possível notar a diferença no estilo da escrita entre os garotos, muito marcada pela personalidade dos mesmos.  O Garbo é mais direto, realista e protetor, o Raphael apesar de realista traz um quê de esperança e docilidade na sua escrita, o Rato tem uma descrição mais perspicaz e observadora.
 
 
A edição do livro é linda como são os livros da Cosac, alteração na fonte foi uma sacada bem interessante, a capa e as artes dentro do livro com lixo estão completamente no clima do livro. O livro veio com uma cinta do filme.
 
 
Aproveitei para assistir o filme de 2014 que é uma produção britânica-brasileira e foi rodado no Brasil com Selton Melo e Wagner Moura e o filme esta excelente. Os atores mirins trabalham muito, muito bem! O filme foi adaptado a realidade do Rio de Janeiro, inclusive no quesito música, gírias e etc.
O filme deu uma suavizada em uma das cenas bem fortes entre o Rafael e os policiais, mas é uma suavizada bem entre aspas porque cumpre-se a função.
O que eu achei que modificou foi um pouco a personalidade do Garbo, no livro ele era mais protetor e mais arisco e esse Garbo ficou bem mais um menino da periferia brasileira com a ginga e a alegria do brasileiro. Gostei bastante do filme e acho que vale muito a pena a leitura.
 
 Livro: Trash
Autor: Andy Mulligan
Editora: CosacNaify
Ano: 2013
Páginas: 224
 
 
Se você já leu esse livro ou quer lê-lo vamos conversar nos comentários e se você gostou do conteúdo do blog não esqueça de segui-lo e curtir a página no facebook para receber as novidades em primeira mão.
 
 
Até mais,
 
Dani Moraes


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

4 comentários:

Francine disse...

Eu comprei esse livro no bota fora da Cosac também.
Eu assisti o filme e gostei bastante e quando soube que havia um livro fiquei muito interessada, ainda não li, mas pretendo ler em breve e pela a sua resenha o livro é muito bom!
Abraços

Blog De Leitor para Leitor

Unknown disse...

Francine,
Com certeza você não perdeu o seu $, lê sim que você vai gostar.
Abraços,

Dani Moraes

Lígia disse...

O livro parece ser muito interessante. Eu já estava querendo ler e agora quero ler ainda mais! Gosto de quando o autor alterna os pontos de vista e consegue criar vozes distintas para cada um.

Unknown disse...

Ligia,
Eu também gosto bastante da alternância de pontos de vistas pois, dá uma visão diferente da história.
Bjus,

Dani

Postar um comentário