Olá Pessoal,
Hoje eu estou aqui para dar duas dicas bem legais de passeios para vocês, especialmente, para quem é de São Paulo ou imediações, uma tem bastante a ver com a literatura e a outra não, mas as duas são bem interessantes...
Vamos começar pela Mafalda:
A Mafalda é um personagem criada pelo cartunista argentino Quino que foi originalmente criada como uma tira para o jornal argentino Clarín, mas que ganhou o mundo e milhares de fãs.
Mafalda é essa menina super fofa, inteligente, com humor ácido, mas que esta sempre preocupada com o destino do mundo e da humanidade e que odeia sopa.
A exposição traz várias tirinhas de forma interativa, ou seja, você pode fotografar com a Mafalda, participar, ou simplesmente ler as várias tirinhas espalhadas pelo espaço:
Tem um espaço bem legal, onde as crianças podem pintar a Mafalda (tem lápis de cor e alguns carimbos disponíveis), em outra parte é possível assistir algumas tirinhas da Mafalda em forma de desenho animado.
Alguns ambientes das tirinhas foram recriados em tamanho grande:
Tem uma seção que nos apresenta os personagens:
(Essa Liberdade é uma fofa!!!)
Essa é a ultima semana da exposição então corram:
Onde: Praça das Artes
Endereço: Av. São João, n 281 - Centro - São Paulo (próximo ao Metro São Bento).
Quando: Diariamente Até 28/02 (sábado) - 09:00 - 20:00
Entrada: Franca
Saindo de lá acabamos encontrando uma exposição totalmente por acaso e foi incrível:
Escritório Ramos de Azevedo - A arquitetura e a cidade
Saindo da exposição da Mafalda, minha amiga e eu vemos um pessoal entrando em um prédio e resolvemos entrar também e eis que esse é o Centro Cultural dos Correios e lá temos uma grata surpresa porque esta rolando uma exposição muito, muito interessante sobre a história arquitetônica de São Paulo.
O escritório Ramos de Azevedo esta intrinsicamente ligado a história da arquitetura paulista, porque esse escritório foi responsável por várias obras importantes, tais como: pinacoteca, estação pinacoteca, teatro municipal, mercado municipal, palácio dos correios, palácio das industrias e muitas outras.
A exposição tem como curadora a professora da FAU/USP, Beatriz Piccolotto Siqueira Bueno e como consultor Nestor Goulart Reis e esta dividida em quatro partes:
- O Dr. Ramos e seus parceiros 1886-1928
- As obras públicas 1886 - 1928
- Empresário e capitalista - As obras particulares 1886 - 1928
- A segunda fase: Escritório F.P. Ramos de Azevedo, Severo & Villares 1928 - 1965
Aí Dani que coisa chata um monte de foto lá de prédio velho e você falando para gente ir lá... a não....
Na verdade nós tivemos muita sorte, porque quando chegamos estava acontecendo uma visita supervisionada e nós saímos pelo centro de São Paulo acompanhados pela Profa. Beatriz que foi nos mostrando não só os prédios do Escritório Ramos, mas nos explicando principalmente as modificações arquitetônicas que o Centro Paulistano sofreu desde da era colonial.
Mas a cereja do bolo foi que nós subimos no alto do edifício Azevedo Villares, acompanhados pelos bisneto do Dr. Ramos e que além da vista maravilhosa de todo o centro nos presenteou com histórias da família, inclusive o perrengue passado pelo avo dele Arnaldo Villares ao construir o Edifício Britânia no Vale do Anhagabaú.
As visitas supervisionas devem ser agendadas com antecedência (nós demos uma sorte danada), mas eu recomendo muitíssimo que vocês visitem a exposição e sobretudo que façam a visita supervisionada, pois é incrível saber um poucos sobre a história da cidade e conhecer São Paulo dessa outra forma.
Visitação: 17/01/15 a 17/03/15 (Terça a domingo, de 11h às 17h).
Agendamento de visita monitorada: Fone (11) 5083 4360 e viadasartes@viadasartes.com.br
Entrada: Franca.
Por hoje é isso,
Abraços,
Dani Moraes
0 comentários:
Postar um comentário