Post Icon

Exposições: O mundo segundo Mafalda e Escritorio Ramos de Azevedo - a arquitetura e a cidade


Olá Pessoal,

Hoje eu estou aqui para dar duas dicas bem legais de passeios para vocês, especialmente, para quem é de São Paulo ou imediações, uma tem bastante a ver com a literatura e a outra não, mas as duas são bem interessantes...

Vamos começar pela Mafalda:

A Mafalda é um personagem criada pelo cartunista argentino Quino que foi originalmente criada como uma tira para o jornal argentino Clarín, mas que ganhou o mundo e milhares de fãs.

Mafalda é essa menina super fofa, inteligente, com humor ácido, mas que esta sempre preocupada com o destino do mundo e da humanidade e que odeia sopa.


A exposição traz várias tirinhas de forma interativa, ou seja, você pode fotografar com a Mafalda, participar, ou simplesmente ler as várias tirinhas espalhadas pelo espaço:





Tem um espaço bem legal, onde as crianças podem pintar a Mafalda (tem lápis de cor e alguns carimbos disponíveis), em outra parte é possível assistir algumas tirinhas da Mafalda em forma de desenho animado.

Alguns ambientes das tirinhas foram recriados em tamanho grande:




Tem uma seção que nos apresenta os personagens:
(Essa Liberdade é uma fofa!!!)
 
 
Essa é a ultima semana da exposição então corram:
 
Onde: Praça das Artes
Endereço: Av. São João, n 281 - Centro - São Paulo (próximo ao Metro São Bento).
Quando: Diariamente Até 28/02 (sábado) - 09:00 - 20:00
Entrada: Franca
 
 
Saindo de lá acabamos encontrando uma exposição totalmente por acaso e foi incrível:
 
Escritório Ramos de Azevedo - A arquitetura e a cidade
 
 
Saindo da exposição da Mafalda, minha amiga e eu vemos um pessoal entrando em um prédio e resolvemos entrar também e eis que esse é o Centro Cultural dos Correios e lá temos uma grata surpresa porque esta rolando uma exposição muito, muito interessante sobre a história arquitetônica de São Paulo.
 
O escritório Ramos de Azevedo esta intrinsicamente ligado a história da arquitetura paulista, porque esse escritório foi responsável por várias obras importantes, tais como: pinacoteca, estação pinacoteca, teatro municipal, mercado municipal, palácio dos correios, palácio das industrias e muitas outras.
 
A exposição tem como curadora a professora  da FAU/USP, Beatriz Piccolotto Siqueira Bueno e como consultor Nestor Goulart Reis e esta dividida em quatro partes:
 
- O Dr. Ramos e seus parceiros 1886-1928
- As obras públicas 1886 - 1928
- Empresário e capitalista - As obras particulares 1886 - 1928
- A segunda fase: Escritório F.P. Ramos de Azevedo, Severo & Villares 1928 - 1965
 
Aí Dani que coisa chata um monte de foto lá de prédio velho e você falando para gente ir lá... a não....
 
Na verdade nós tivemos muita sorte, porque quando chegamos estava acontecendo uma visita supervisionada e nós saímos pelo centro de São Paulo acompanhados pela Profa. Beatriz que foi nos mostrando não só os prédios do Escritório Ramos, mas nos explicando principalmente as modificações arquitetônicas que o Centro Paulistano sofreu desde da era colonial.
 



 
Mas a cereja do bolo foi que nós subimos no alto do edifício Azevedo Villares, acompanhados pelos bisneto do Dr. Ramos e que além da vista maravilhosa de todo o centro nos presenteou com histórias da família, inclusive o perrengue passado pelo avo dele Arnaldo Villares ao construir o Edifício Britânia no Vale do Anhagabaú.
 


 
As visitas supervisionas devem ser agendadas com antecedência (nós demos uma sorte danada), mas eu recomendo muitíssimo que vocês visitem a exposição e sobretudo que façam a visita supervisionada, pois é incrível saber um poucos sobre a história da cidade e conhecer São Paulo dessa outra forma.
 
Visitação: 17/01/15 a 17/03/15 (Terça a domingo, de 11h às 17h).
Agendamento de visita monitorada: Fone (11) 5083 4360 e viadasartes@viadasartes.com.br
Entrada: Franca.
 
Por hoje é isso,
 
Abraços,
 
Dani Moraes




  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário