Post Icon

Novos autores 2014 - Parte I

Olá galera tudo bem?

Estava revisando os livros que foram lidos esse ano e dos 32 livros que eu li, 17 foram de autores que eu conheci esse ano e eu adorei isso, porque quer dizer que eu estou me abrindo para conhecer novas possibilidades de leituras. E por isso, eu gostaria de conversar um pouco com vocês sobre alguns desses autores que eu tenho certeza que vou continuar lendo e que vou gostar.

Importante frisar que são autores que eu conheci esse ano, mas eles já são muito conhecidos e conceituados, porém para mim eles são novidade.

Neil Gaiman
 
Não sei se precisamos de muita apresentação, mas devo confessar que particularmente não sabia nada sobre ele quando comprei o livro “Coisas Frageis” em uma promoção, o nome me era levemente familiar e devo confessar que o livro me deixou intrigada e que achei alguns contos muito estranhos, mas isso acabou alimentando a minha vontade de ler mais a obra do autor.

Ele nasceu na Inglaterra e vive nos EUA. Sua obra mais conhecida é serie de quadrinhos Sandman. Alguns dos seus livros mais conhecidos são: Deus americano; Coraline; Stardust; O oceano no fim do caminho e o livro do cemitério.

Por que eu gostei?
Em função do estilo literário que poderia ser definido talvez como fantástico, as histórias geralmente se passam em mundos diferentes ou mesmo no nosso mundo, mas com elementos fantásticos inseridos. Mas sendo um pouco critica o autor tem altos e baixos, por exemplo no livro de contos alguns são excelentes, enquanto outros são tão “fora da casinha” que a gente não consegui curtir.

O que foi lido?
Coisas frágeis I  e  Coraline e ambos tem resenha no blog (se você quiser ler é só clicar).
                                  


Tenho mais dois livros: Coisas frágeis II e Stardust, mas estou com muita vontade de ler O oceano no fim do caminho e Violent Cases.
Recomendo (não livro):

O autor fez um discurso para uma turma de formandos que ficou muito conhecido e acabou virando um livrinho chamado: “Make the good art” eu não li o livro, mas assisti o discurso no youtube e realmente vale a pena:


 

Ken Follet

 
Quem acompanha o blog sabe o quanto eu fiquei apaixonado por “Os pilares da Terra”, um romance histórico maravilhoso que se passa na Inglaterra da idade média.
Ken Follet é mais um inglês e ele é autor de thrillers e romances históricos, aliás, a maior parte da obra dele são thrillers, mas o romance da maior sucesso é Pilares da Terra, que ganhou uma espécie de continuação chamada “Mundo sem fim” (que eu não encontro de jeito nenhum para comprar).
Por que eu gostei?
Porque o livro apesar de enorme tem uma leitura fluida, cheia de reviravoltas, mistérios e intrigas e além do mais, conseguimos perceber o quanto o autor se dedicou na pesquisa do para escrever um livro o mais próximo da realidade possível. A forma da escrita te instiga a continuar lendo sem parar.

O que foi lido?
 
Os pilares da Terra. Já falei sobre ele nos melhores livrosdo ano , no post de comentário sobre o livro e também na TAG Beatles, só por aí dá para perceber o quanto eu gosto desse livro, portanto, só vou dizer que o livro é maravilhosamente bem escrito, uma trama intrincada e cheia de reviravoltas e não dá vontade de parar de ler.
Infelizmente eu não tenho mais nada dele em casa e com tenho muitos livros aqui parados, talvez eu demore um pouco para comprar um novo livro dele, mas sei lá vai que eu ganho...
Chimamanda Ngozi Adichie
 
É a única autora da minha lista. Nigeriana, mulher e feminista. Foi considerada por uma publicação  como um dos 39 escritores mais importantes com menos de 30 anos.
Já escreveu 3 romances: Hibisco Roxo, Meio Sol Amarelo e Americanah; um livro de contos: “The thing around your neck” e um livro que é a transcrição de uma palestra do TED: Sejamos todos feministas.
Por que eu gostei?
Porque o livro me transportou para uma outra realidade, me tirou um pouco do eixo EUA/Europa/Brasil e ao mesmo tempo trata de temas universais como o amadurecimento de uma adolescente.
Trata de temas pesados como a tirania e o extremismo religioso de uma maneira incrível, que só aguça mais a sua curiosidade.

O que foi lido?
 











Sejamos todos feministas (que foi disponibilizado para download gratuito pela Cia das letras) e Hibisco Roxo, já falei sobre ele melhores livrosdo ano , no post de comentário sobre o livro e também na TAG Beatles então vocês já entenderam...rsrs...

Recomendo (não livros):
Duas palestras incríveis da autora no TED e uma delas gerou o livro “Sejamos todos feministas” e “Os perigos de uma história única é incrível e faz você refletir bastante sobre o tema.
Um post bem legal que encontrei no blog da Denise Mercedes sobre a autora:
Como o post ficou gigantesco resolvi dividi-lo em duas partes e logo então sairá o post sobre os outros autores.

Até mais e um super beijo,

Dani Moraes

 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

4 comentários:

Unknown disse...

Legal Dani!

Eu li esse ano O Oceano no Fim do Caminho e gostei muito! Até então eu não tinha lido nada parecido, achei que tem um clima meio "Tim Burton" rsss.

Tenho muita vontade de ler Os Pilares da Terra e todos os da Chimamanda!

Beijos!!!

Unknown disse...

Oi, tudo bom?
Dá pra acreditar que acho que ainda não li nada de nenhum dos autores que você citou? Nossa *-* é tanta coisa para conhecermos! Adorei saber um pouco mais sobre sua experiência com eles!
Beijos!
http://resenhandoaarte.blogspot.in/

Unknown disse...

Priscila,
Neil Gaiman é muito Tim Burton... até hoje eu não me conformei que Coraline não é Tim Burton...rsrs...
Todo mundo fala muito bem sobre Oceano no fim do caminho, por isso, eu estou muito curiosa.. quem sabe mais para o final do ano eu compro.

E quanto aos outros se joga mulher... são puro amor !!!!

Bjus

Unknown disse...

Aliscia,

Se você puder pode ir na fé na leitura desses autores, desses o que na minha opinião é mais irregular é o Neil Gaiman até porque os livros são muita viagem e nem sempre isso agrada a todos..
Bjinhos,

Postar um comentário