Post Icon

O reizinho mandão/Historinhas malcriadas

Ruth Rocha


                  Oi pessoal, tudo bem?

                Continuando o mês das crianças

vamos falar sobre dois livros realmente infantis: O reizinho mandão e Historinhas mal criadas da autora Ruth Rocha.

                Ruth Rocha é uma autora brasileira de livros infantis mais conhecida e reconhecida no Brasil e fora dele, ela faz parte da academia brasileira de letras e seu livro mais conhecido é “Marcelo, Marmelo, Martelo”, porém para mim Reizinho Mandão é mais famoso.

                O reizinho mandão foi lançado em 78 e já teve diversas edições. Ele conta a história de um menino que se torna rei, porém o mesmo é muito mandão e cria muitas leis sem sentido com o único objetivo de mandar na vida dos outros. O reizinho e mal criado, mimado e se acostumou a ser obedecido até que um dia a atitude dele leva a consequências muito graves e ele percebe que nem sempre ser o único a fazer uma coisa é divertido.

                Na contracapa do livro tem um texto da Marisa Lajolo que faz uma reflexão bem interessante de quem seria esse reizinho mandão:
“Quem não sabe quem ele é, que se olhe no espelho. E se lembre da vez em que obrigou um filho a comer espinafre e outro a cortar o cabelo. Ou de quando deu zero a quem não trouxe o caderno encapado de azul e suspendeu a funcionária que usava calças compridas durante o expediente. Ou de quando levou a bola embora porque o outro time fez um gol no seu.”

                Essa historinha tem um "Q" de fabula e traz a moral da história. É perfeita para ser lida para ou com a criança. As ilustrações são bem divertidas, coloridas e combinam perfeitamente com a história.

Historinhas malcriadas é um livro composto por 4 história independentes entre si.  E como o próprio nome diz, são mais malcriadas, já não tem a preocupação de ter uma moral e sim em serem engraçadas e descontraídas. Falando um pouquinho de cada uma delas temos:
- O dia em que eu mordi Jesus Cristo: Conta a história da primeira comunhão da personagem. Eu não gostei muito, mas posso estar sendo influenciada pelo fato que sou católica e não gostei muito da piada com a comunhão.

- Apanhei assim mesmo....: Essa eu imagino que todas as pessoas vão se identificar, qual criança que nunca aprontou uma traquinagem e tentou disfarçar, mas o disfarce saiu pior que o original ?

- Bom para a tosse...: Sabe quando você pretender uma lição em alguém, mas o resultado não exatamente o esperado? É essa historinha.

- O dia em que meu primo quebrou a cabeça do meu pai...: Quem nunca teve um primo, amigo ou vizinho perfeito em tudo.... quem nunca sonhou em ver seu próprio Armadinho fazendo uma coisa errada e enfrentando as consequências ? Essa é a minha história preferida com certeza.

                Esse já não é um livro para você ler com a criança, mas sim de deixar ela sozinha se descobrindo nessas histórias. O livro também  é ilustrado, mas são ilustrações mais maduras quando comparadas as do Reizinho Mandão.
                Entre os livros o meu preferido é com certeza “O reizinho mandão”, mas acho os dois livros leituras que valem a pena para crianças. Leiam para seus filhos, irmãos, sobrinhos, estimule os pimpolhos desde cedo e faça despertar neles o prazer de ler.

                Espero que vocês tenham gostando, deixem comentários e ajudem a divulgar o blog.
 
Não esqueçam que o blog continua em promoção: http://asverdadesqueopinoquioconta.blogspot.com.br/2014/09/promocao-200-curtidas-na-fanpage.html




Livro: O reizinho mandão                                             Livro: Histórias Malcriadas
Autor: Ruth Rocha                                                         Autor: Ruth Rocha
Ilustrador: Walter Ono                                                  Ilustrador: Mariana Massarani
Editora: Quinteto editorial                                           Editora: Salamandra
Ano: 1997                                                                        Ano: 1999
Classificação: Infantil                                                     Classificação: Infantil
39 páginas                                                                        31 páginas

Até,
Dani Moraes

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário