Post Icon

Kenobi (Star Wars)

John Jackson Miller
 

"Uma vida que parece pequena por fora pode ser infinita por dentro. Até mesmo alguém vivendo no lugar mais remoto do universo pode se preocupar com centenas de outras pessoas. Ou com toda a galáxia."


 


 
A República foi destruída, e agora a galáxia é governada pelos terríveis Sith. Obi-Wan Kenobi, o grande cavaleiro Jedi, perdeu tudo... menos a esperança. Após os terríveis acontecimentos que deram fim à República, coube ao grande mestre Jedi Obi-Wan Kenobi a missão de proteger aquele que pode ser a última esperança da resistência ao Império. Vivendo entre fazendeiros no remoto e desértico planeta Tatooine, nos confins da galáxia, o que Obi-Wan mais deseja é manter-se no completo anonimato e, para isso, evita o contato com os moradores do local. No entanto, todos esses esforços podem ser em vão quando o “Ben Maluco”, como o cavaleiro passa a ser conhecido, se vê envolvido na luta pela sobrevivência dos habitantes de um oásis esquecido no meio do deserto e em seu conflito contra o perigoso Povo da Areia.

Olá Pessoal, tudo bem? 

Para quem me conhece sabe que nos últimos tempos me encontro viciada em Star Wars, estou revendo os filmes e também comecei as series animadas: Rebels e Clones Wars e estou muito mais empolgada do que da primeira vez que assisti os filmes e estou me sentindo muito mais conectada com esse universo e disposta a descobrir outras facetas do mesmo.

Star Wars é uma "space opera" que se passa em um futuro distante em que os universo já foi desbravado e as viagens espaciais são mais que comuns, viver em diferentes planetas, seria o equivalente a hoje viver em outro país. O universo em si é muito rico, uma vez, que abrange diversos planetas, raças e costumes e por isso mesmo, abre a possibilidade de surgir muito material para o chamado universo expandido.

A franquia foi a primeira a utilizar o conceito de multi-mídias, apresentando tanto, filmes, series animadas, livros, HQs e etc. Por isso, há um universo enorme de material a ser explorado apenas desse lado da galáxia e eu também decidi me aventurar por aí.

Para começar é importante saber que existe dois tipos de histórias de universo expandido: canône e lendas. Quando a Disney comprou a Lucas Filmes ela decidiu fazer uma espécie de "reboot" (a lá Marvel e DC) do universo Star Wars para que os roteiristas tivessem mais liberdade de criação, sendo assim, tudo que até então havia sido escrito (anterior a 2014) passou a ser considerado Lendas, ou seja, pode ou não ter acontecido no universo de Star Wars. Existem muitos guias na internet para saber o que é Canône ou Lendas e te situar no tempo recomendo esses dois: Cronologia completa e Guia completo.

Kenobi faz parte do selo Lendas e se passa logo após os eventos do Episódio III, o final da república e inicio do império. Quando os gêmeos são separados para facilitar a sua proteção e Luke é levado para Tatooine por Obi-Wan Kenobi para ser criado por seus tios, então, Kenobi decide se tornar um eremita e ficar por perto de modo a poder cuidar do garoto mesmo que a distância.

Em Tatooine seu objetivo é ficar incógnito por isso, ele escolhe uma casa no meio do deserto, mas não vai ser tão fácil assim se manter longe dos problemas, pois parecem que os mesmo perseguem o Jedi.

Nesse planeta seco e desértico, praticamente sem leis e abandonado a própria sorte a população enfrenta dois problemas principais: falta de água e o povo da areia. Para o primeiro temos os chamados fazendeiros, cujo um dos maiores da região é Orin e para o segundo temos o chamado dos colonos, uma espécie de milícia também comandado por Orin. E esses dois elementos vão ser essenciais para o desenvolvimento da história.

Nessa região é onde fica localizado o Lote, onde esta o armazém, a maior loja da região e ponto de encontro dos colonos da região, liderada e administrada por Annileen, uma mulher forte mãe de dois filhos que lhe dão bastante trabalho e que vai conhecer Obi-Wan, ou melhor Ben em uma situação no mínimo inusitada em que ele vai ajudar a salvar a vida da filha e vai se interessar por esse homem misterioso.

O livro é uma aventura, aos poucos, a história vai se desenhando e vemos que o conflito é bem maior e mais complexo do que colonos versus povo da areia. E aqui nesse lugar tão distante e aparentemente fora de todo o sistema galáctico acompanharemos também é eterna luta do bem contra o mal, mas quem esta de que lado?  E novamente vemos o ensinamento de Yoda ser aplicado, o medo é a abertura para o lado negro da força: "O medo leva à raiva, a raiva leva ao ódio e o ódio leva ao sofrimento."

Obi-Wan se sente culpado e atormentado por tudo o que aconteceu ao Anakin e aqui ele tem uma chance de talvez se redimir um pouco salvando um outro jovem antes que o mesmo sucumba ao lado negro.

A história é toda muito envolvente os personagens são bem construídos e trazendo mais do que um olhar superficial, principalmente, Annileen, A'Yark (líder de guerra dos Tusken - povo da areia) e o Orrin, fora que é muito interessante conhecer um pouco mais do planeta de origem do Anakin e Luke.

"...pessoas sábias nunca tomam decisões desesperadas..."

Recomendo bastante a leitura tanto para quem assim como eu esta começando a explorar o universo de Star Wars quanto para aqueles que a principio não tem tanto interesse até porque o livro como obra literária em si é muito bom.

Livro: Kenobi
Autor: John Jackson Miller
Editora: Aleph
528 páginas
 
Até a próxima,

Dani Moraes

Nas redes sociais:
Nós sigam também nas redes sociais: Facebook, Twitter (danipmoraes) e  Instagram (danimoraes02).


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário