Post Icon

A louca da casa

Rosa Monteiro



"Portanto, poderíamos deduzir que os seres humanos são, acima de tudo, romancistas, autores de um romance único cuja escrita dura toda a existências e no qual assumimos o papel de protagonista."


Olá Pessoal, tudo bem?
Hoje  vamos conversar um pouco sobre: A louca da Casa, minha primeira experiência com a Rosa Monteiro, uma conhecida escritora espanhola. Esse livro é um misto de romance, ensaio e biografia, ou seja, fica bastante difícil definir a qual o estilo literário o livro pertence.

O título do livro vem de uma frase de Santa Tereza D'Avila: "a imaginação é a louca da casa" e partindo dessa premissa a frase se encaixa bastante no livro traz entre seus temas, imaginação, criatividade e principalmente, a escrita.

Durante o livro a autora vai mesclando histórias da infância com informações sobre a vida dos autores e reflexões sobre a escrita e o romance.

"O romance é um artefato literário muito mais sensato. O romance constrói, estrutura, organiza. Põe ordem no caos da vida, como diz Vargas Llosa."

Além de fazer muitas citações a grandes escritores principalmente sobre a escrita, ela também traz histórias sobre a vida desses, porém sem romancear ou amenizar dizendo, por exemplo, que Capote era egocêntrico e deslumbrado pela fama, que Tolstoi era bastante difícil e meio louco ou que Zola que ficou conhecido por defender um judeu abertamente no caso Dreyffus não teve a mesma atitude não assinando um manifesto de apoio a Oscar Wilde que havia sido condenado por sodomia. E como uma nota no final do livro ela diz que tudo que ela fala sobre os outros é verdade, no entanto, já não se pode dizer o mesmo quando trata da própria vida.

Ela conta alguns episódios sobre a vida dela e fica extremamente difícil descobrir o que é verdade ou ficção, especialmente, por causa de um episódio especifico que nos faz pensar tanto na imprecisão das lembranças ou mesmo na forma em que nos podemos alterar nossas próprias lembranças para que nos agrade mais ou simplesmente entender qual o poder das palavras e das histórias.

"... hoje no que gostaria que escrevessem em meu obituário, creio que para mim seria suficiente se pudessem dizer: "Nunca se contentou com o que sabia". "
(eu também...)

O livro é muito interessante, especialmente, para os amantes da literatura ou que pelo menos já ouviu falar na maioria dos autores, talvez o leitor ocasional não se identifique tanto com a leitura.


Livro: A louca da casa
Autor: Rosa Monteiro
Editora: Nova Fronteira
170 páginas

Por hoje é isso,

E vocês já leram esse livro? Curtem livros que falam e reflitam sobre literatura e arte da escrita?

Até a próxima,
Dani Moraes

Nas redes sociais:
Nós sigam também nas redes sociais: Facebook, Twitter (danipmoraes) e Instagram (danimoraes02).


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário