Post Icon

Duas Novelas: Novela do Rinconete e Cortadillo e Novela da Espanhola Inglesa

Novelas Exemplares
Miguel de Cervantes
 

Olá Pessoal, tudo bem?

Imagino que a essa altura do campeonato vocês já saibam que eu estou fazendo a leitura desse livro lindo que foi editado pela Cosac Naify, uma novelinha por mês, dessa forma, até o final do ano terei terminado e hoje é dia de conversar um pouco mais sobre duas delas.

Novela de Rinconete e Cortadillo: Essa novela tem um tema um pouco diferente das anteriores, aqui temos uma dupla de jovens, praticamente, garotos que se encontram em uma hospedaria e se aproximam e através de uma conversa muito engraçada e sincera acabam revelando um ao outro a verdadeira natureza do trabalho dos dois, eles são ladrões e pequenos aplicadores de golpe. Quando eles se reconhecem como companheiros de oficio decidem partir juntos e passam a trabalhar em parceria.

Os dois partem para Sevilla onde esperam encontrar uma vida melhor e logo na chegada já são reconhecidos por outros da sua profissão e,dessa forma, são levados para conhecer o chefe de uma estranha confraria, uma confraria de ladrões e outros tipos de bandido. E o mais interessante é que eles se reconhecem como que se pertencessem a qualquer outra associação de trabalhadores, não vendo no fato que são foras da lei qualquer motivo para não se acharem dignos do reino dos céus.

É importante acrescentar que não há romances envolvidos nessa novela, o que é uma novidade até o momento. O mais legal é a ironia que é presença constante do inicio ao final, o que faz da mesma uma das mais engraçadas até o momento.

"Mas é bem verdade que há oito dias um espião da policia deu noticias de minhas habilidades ao corregedor, que, interessado em meus bons talentos, gostaria de me ver; mas eu, por ser humilde e não querer com gente importante..."
(Exemplo do tipo de ironia encontrada na novela)
 
Novela da espanhola inglesa: Durante a invasão de Cádiz na Espanha um cavalheiro inglês - Clotoaldo, acaba se encantando com uma garota de sete anos e resolveu levá-la também como um dos seus despojos. Clotoaldo acaba criando a garota na seio da família que passa a considerá-la como um dos seus membros, até porque a garota é descrita como dona de uma beleza singular e de uma encantadora personalidade, dessa forma Ricaredo, o filho de Clotoaldo, acaba se apaixonando por Isabela, e apesar de, a garota ser uma espécie de escrava Ricareto consegue convencer a família a permitir e abençoar esse casamento.
 
"Enquanto Ricareto falava, Isabela o escutava de olhos baixos, mostrando naquele momento que seu pudor se igualava à sua formosura, e seu recato, à sua grande sensatez."
 
No post sobre as duas primeiras novelas eu comentei sobre a representação da mulher nessas novelas e para quem já leu Um teto todo seu da Virginia Woolf, vai reconhecer aqui o estereótipo feminino construído pelos homens, mas não se esqueçam que isso tudo era perfeitamente aceitável para época, inclusive, comentei no post anterior sobre as novelas. Mas é claro, que o fato de ser um comportamento aceitável para época não quer dizer que não devemos identificar e reconhecer esse tipo de comportamento.
 
Para poder ficar com sua Isabela Ricareto precisará provar o seu valor, pilhando para a rainha, veja bem o conceito da época você provava seu valor roubando barcos pertencentes a outras nações, preferencialmente, a pessoas que pertencessem a outras religiões que não a anglicana, mulçumanos essencialmente, mas não tinha problema roubar católicos, exceto, pelo fato que toda a família de Ricareto era católica de forma escondida. E claro, que vão acontecer várias aventuras antes que possamos descobrir o destino dessa dupla.

Essa parte relacionada a religião é muito interessante, o período em que Cervantes viveu foi profundamente marcado pelas diversas invasões mouras, portanto, mulçumanos serão sempre representados como bárbaros, e nesse caso, especifico há também uma crítica (um pouco mais velada) ao anglicanismo, uma vez que, a Espanha (país de origem do Cervantes) era um país profundamente influenciado pela igreja católica.
 
"Esta novela poderia nos ensinar o quanto vale a virtude e o quanto vale a formosura, pois, juntas ou separadas, são capazes de apaixonar até os próprios inimigos, e poderia ainda nos ensinar como o céu sabe tirar, de nossas maiores adversidades, nossos maiores benefícios."
 
Essa novela foi mais parecida com as duas primeira, onde acontecem muitas peripécias, enquanto, os protagonistas tentam viver um grande amor, além disso, há um acontecimento muito parecido com da Novela da Ciganinha.
 
Continuo achando a leitura das novelas bastante divertidas e que vale o investimento nas mesmas.
 E aí já começaram a leitura das novelas? Tem mais gente fazendo projetos de leitura por aí, quem sabe você não anima?
 
 
Até a próxima,
 
Dani Moraes

Nas redes sociais:
Nós sigam também nas redes sociais: Facebook, Twitter (danipmoraes), Instagram (danimoraes02) e Snapchat (danielapmoraes).


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário