Post Icon

O retrato de Dorian Gray

Oscar Wilde
 
"Um livro não é, de modo algum, moral ou imoral. Os livros são bem ou mal escritos. Eis tudo."
 
 
 
Olá Pessoal, tudo bem ?
 
Esse foi o livro lido para o Desafio Diminuindo a Pilha de janeiro - encalhado na estante e realmente esse livro estava na estante a muito tempo e tentei lê-lo  muitas vezes no ano de 2016, além disso, ele é um dos grandes clássicos da literatura mundial.
 
O retrato de Dorian Gray conta a história de Dorian Gray, um jovem rapaz que encanta a todos com a sua beleza, loiro, olhos azuis e com sua face que resplandece a inocência. Basil Hallward é um pintor  que se encanta com esse jovem rapaz e faz um quadro de Dorian. Lord Henry é um membro da sociedade inglesa, hedonista, sínico, que tem como única finalidade na vida o prazer e passa a ser uma influencia decisiva na vida de Dorian.
 
Dorian se encanta com a própria beleza refletida no quadro feito por Basil e faz um espécie de pacto, pedindo para que o quadro sofra com o passagem do tempo e com os sofrimentos da alma e misteriosamente ele tem pedido atendido.
 
Esse livro esta inserido dentro da literatura vitoriana, a mesma fase a que pertence, por exemplo, Charles Dickens e as irmãs Brontë. Oscar Wilde defendia a arte pela arte (esteticismo) que exaltava o culto a beleza, a liberdade do individuo e culto a liberdade.
 
O livro traz algumas discussões e interpretações com relação ao pacto faustico e o mito narcisista e tem muitos estudos disponíveis na internet e eu li alguns deles para complementar a minha experiência de leitura e esses são alguns caso vocês estejam interessados:
 

Para mim, o personagem mais interessante do livro é Lord Henry, que essa influencia nefasta sobre Dorian, um homem extremamente sínico, mas que ao mesmo tempo é capaz de expressar tantas verdades, mas claro que ele nos dá ódio, e os comentários que ele faz sobre as mulheres são terriveis:

"As mulheres representam o triunfo da matéria sobre a inteligência, assim como os homens representam o triunfo da inteligência sobre os costumes."

 
A escrita do Oscar Wilde é bem bonita até mesmo nessa minha edição que é bem mais simples e com uma tradução bem antiga, mas o livro não me encantou tanto quanto eu gostaria, fiquei com aquela mesma sensação de quando eu li O grande Gatsby é um livro bem escrito, mas que não me pegou de verdade.

Livro: O retrato de Dorian Gray
Autor: Oscar Wilde
Editora: Martin Claret
215 páginas

E vocês já leram esse livro? São apaixonados?

Até a próxima,

Dani Moraes

Nas redes sociais:
Nós sigam também nas redes sociais: Facebook, Twitter (danipmoraes), Instagram (danimoraes02) e Snapchat (danielapmoraes).


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

2 comentários:

Unknown disse...

Oi, Dani
Esse livro mais me incomodou, do que agradou quando li. Espero que as próximas sejam leituras sejam mais prazerosas.

Unknown disse...

Marta,
Nesses livros que todos amam, as vezes, fico pensando que o problema é comigo, mas não rolou.
E que a maioria das nossas leituras sejam prazerosa e minha leitura seguinte foi incrível!
Abraços,
Dani Moraes

Postar um comentário