Post Icon

Os melhores e o pior livro de 2014



Olá Pessoal,

O primeiro post do ano é para fazer uma retrospectiva dos melhores livros lidos esse ano. Esse ano eu li 34 livros (sem contar os livrinhos infantis do mês das crianças) e fiz excelentes leituras, por isso foi bem difícil eleger as 5 melhores, mas temos que fazer uma escolha. Os livros estão organizados na ordem que foram lidos e não em uma ordem classificatória, posi seria demais para mim. Deixei os links resenhas dos livros aqui no blog para quem quiser mais detalhes da minha opinião sobre os livros, então vamos lá:

O lado bom da vida – Matthew Quick


Eu estava em um momento que não estava lendo muito quando fiz essa leitura e foi ótimo porque esse livro é incrível e extremamente otimista e que se relaciona bem com o titulo, porque tenta demonstrar o lado bom da vida. Achei a leitura bastante fluida e não me dava vontade de parar de ler. Apesar da aparente leveza da história coisas importantes como: a tênue linha da sanidade mental, formas diferentes de se relacionar, o poder de união de esportes e outros. Resumindo é muito fácil se ligar ao personagem principal e torcer pela felicidade do mesmo e nunca mais você vai olhar para sol entre as nuvens da mesma forma.


Os pilares da Terra – Ken Follett


Foi o primeiro livro que li do autor e apesar de ser um calhamaço (mais de 900 páginas) me cativou do inicio ao fim. Um romance histórico passado na Inglaterra da idade média com conspirações dignas de “Game of Thrones”e grandes reviravoltas e personagens tão cativantes como Aliena e o Prior Phillip. Perfeito para quem quer conhecer um pouco mais de história, além do que, a representação que ele faz da igreja é muito acertada não santificando e nem demonizando a mesma, demonstrando que assim como outras instituições tem pessoas bem intencionadas e outras nem tanto, representadas por Phillip e Waleran. Leitura recomendadíssima.


Fahrenheit  451 – Ray Bradbury


Por que eu demorei tanto para ler esse livro? Esse foi o meu pensamento ao terminar essa leitura. Apesar de ser um clássico da literatura diatópica qual não foi a minha surpresar ao me ver em um mundo onde os livros eram proibidos e onde os bombeiros eram responsáveis por queima-los. Quanta contradição. O que me assusta nas distopias é o quanto elas me parecem plausíveis.
“Não há nada neles de mágico. A magia esta apenas no que os livros dizem, no modo como confeccionam um traje para nós, a partir de retalhos do universo.”
Um livro pequeno que deve ser lido por todos, especialmente por aqueles apaixonados por livros.


Extraordinário – R. J. Palacio

Uma ode a gentileza e a verdadeira amizade, extremamente fofo e tocante. Por lado mostra o quanto o mundo pode ser cruel com o diferente, mas o quanto o verdadeiro amor é mais forte que isso. Outro livro que eu acredito que agradaria de Gregos a Troianos.
“Acho que devia ter uma regra que determinasse  que todas as pessoas do mundo tinham que ser aplaudidas de pé pelo menos uma vez na vida.”



Hibisco Roxo – Chimamanda Ngozi Adichie


Me apaixonei pela escrita da autora e acredito que até a lista de supermercado dela deve ser incrível. Outra coisa que me encantou é que o livro é ambientado na Nigeria o que sai um pouco do mais comum para mim: Brasil, EUA e Europa (lê-se Inglaterra e França). O livro trata de assuntos delicados como o fanatismo religioso, as relações familiares e o amadurecimento. Ta aí um contemporâneo que vale muito a leitura.


Hors Concours:

O pequeno príncipe – Antoine de Saint-Exupéry


Por que esse livro tem uma categoria separada? Porque não seria justo com os outros. Na verdade essa deve ser a 7 ou 8 vez que eu li esse livro e cada vez que eu leio me encanto mais com os ensinamentos que podem caber em 98 páginas ilustradas. Não vou falar muita coisa vai e veja por si só.
“Não soube compreender coisa alguma! Deveria tê-la julgado por seus atos, não pelas palavras. Ela exalava perfume e me alegrava... Não podia jamais tê-la abandonado. Deveria ter percebido sua ternura por trás daquelas toas mentiras. As flores são tão contraditórias! Mas eu era jovem demais para saber amá-la.”



Resolvi também falar do pior:

Mergulho no escuro (Leap of faith) – Danielle Steel


Previsível e chato, mas o pior de tudo é que tem a personagem mais burra da história, na minha opinião não vale a leitura.


Essa é a minha lista pessoal e claro que muita coisa boa ficou de fora E você já leu algum desses livros? O que achou? Fez alguma lista parecida, deixei aqui, vou adorar conhecer as suas escolhas.

Até a próxima,

Bjus,
Dani Moraes

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

5 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Oi Daniela!

Adorei sua lista!

Desses só li Extraordinário e O pequeno príncipe, com certeza estão na lista de favoritos para a vida toda *_*

Quero muito ler Os pilares da Terra, é do estilo que gosto. Fahrenheit 451 já está na estante esperando. Sou doida pra ler algum da Chimamanda!

Gostei do seu blog e seu estilo literário! Ganhou uma seguidora!
Beijos!!

http://catarseliteraria.com/

Thalita Alvarenga disse...

Da sua lista só li O pequeno principe (este relido mil vezes) e O lado bom da vida (este não curti). Com exceção de Mergulhando no escuro, todos os outros estão na minha lista de quero ler. Vamos ver se a vida nos dá oportunidade de ler tudo o que queremos.

Beijinho

Unknown disse...

Priscila,

Nem sei qual dos livros te recomendar que leia primeiro, na verdade se tiver oportunidade leia todos, porque são igualmente incríveis na suas diferenças.
Também gostei muito do seu blog e já sou seguidora..
Beijos!!!

Unknown disse...

Thalita,

Nem me fale em lista do quero ler.. a minha só cresce, mas acho que isso é bom o que seria das nossas vidas se não tivéssemos nada que nos interessasse mais..
Com relação "O lado bom da vida" é polemico ou as pessoas adoram como eu ou não gostam, mas esse é o lado bom dos livros sempre encontramos algo que nos agrade..
Bjinhos,

Postar um comentário