Post Icon

Coraline


 Neil Gaiman

 

Oi pessoal, tudo bem?

                Mais uma resenha que fiquei devendo do mês das crianças. E esse é o segundo livro do Neil Gaiman que eu leio, nem acredito que só descobri esse escritor esse ano. Para quem acompanha o blog desde o começo deve lembrar da minha resenha do Coisas Frágeis I  e também faz parte do meu projeto de ler mais em inglês.
                Esse é um livro infantil, mas continua sendo um Neil Gaiman, portanto não é realmente uma coisa muito normal. Conta a história de uma menina chamada Coraline que se sente um tanto quanto negligenciada pelos pais que não tem muito tempo para ela, pois estão sempre ocupados com o trabalho, ela tem alguns vizinhos peculiares duas ex-atrizes de teatro e seus muitos cães que vivem das glorias do passado e um criador de camundongos que insiste que os mesmos estão ensaiando para um espetáculo.
                Um dia, Coraline encontra uma porta que acaba por transporta-la para um outro mundo em tudo similar ao seu próprio, porém com algumas importantes mudanças, por exemplo, seu outro pai e sua outra mãe tem botões no lugar dos olhos e o mais importante de tudo fazem de tudo para agrada-la, super presentes, cozinham, brincam e fazem tudo por ela. Aos poucos, Coraline vai descobrindo que nem tudo são flores nesse lugar e as aventuras começam de verdade.
                Tenho certeza que esse livro assusta as crianças tem umas passagens muito sombrias e para ajudar as ilustrações são muito bizarras e esse é um dos caros casos que prefiro a capa do filme.
 
 
                Falando sobre o filme assisti essa animação de 2009 em stop motion e é muito bom, tem algumas diferenças com o livro é claro, no filme a Coraline tem um amiguinho que não existe no livro, mas de forma geral o filme segui o enredo do livro e os personagens ficaram bizarros, porém menos assustadores do que as ilustrações originais do Dave McKean.

              
               Uma curiosidade é que o Neil Gaiman tirou o nome para o livro e da personagem principal de um erro, certa vez, quando ele escrevia uma carta erro o nome e, ao invez, de Caroline escreveu Coraline.
                De maneira geral, achei um livro muito legal, bastante elaborado por ser um livro infantil e conseguiu me prender bastante e tem claramente a marca Neil Gaiman e logo, logo vou ser obrigada atacar de Neil Gaiman novamente.

Livro: Coraline
Autor: Neil Gaiman
Editora: Haper Collins
Ano: 2008
162 paginas
 
Dani Moraes

               

               

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

2 comentários:

Carolina Trigo disse...

Adoro esse livro e o filme. Quero ler mais coisas do Neil Gaiman, pois amei Coraline.

www.umolhardeestrangeiro.blogspot.com

Unknown disse...

Carol,
Eu também adoro Coraline e partilho o seu sentimento sobre o Neil Gaiman, quero muito ler o Oceano no fim do caminho, acho que será um dos próximos que eu irei comprar...

Postar um comentário