Post Icon

O Hobbit


J.R.R. Tolkien



Oi Gente,

                Hoje eu estou aqui para falar com vocês sobre o incrível, incrível “O Hobbit” do Tolkien e para aqueles que não sabem, sim, esse é um livro infanto-juvenil. E esse é o primeiro livro do Tolkien sobre a Terra-Média.

                Esse é meu primeiro Tolkien e sim vergonha, vergonha, a pessoa que se diz apaixonada por fantasia ainda não havia lido Tolkien e minha relação com esse mestre é bem antiga, em 2009 em uma das primeiras promoções que eu vi no submarino eu comprei: O hobbit, a serie senhor dos anéis e Silmarilion por R$ 29,90 (acreditam??). E desde então, esses livros estão na minha vida sem serem lidos, logo que eu comprei,  peguei O Hobbit para ler e então alguém me emprestou um livro e como eu sempre dou prioridade aos livros emprestados o pobre Bilbo Bolseiro voltou para estante (estante nada que eu nem tinha estante na época) e ficou por lá.

                  Esse ano a Vitória do canal “A Vi viu” fez um especial sobre o Tolkien em comemoração aos 60 anos da publicação de “O senhor dos anéis”, veja o link aqui. Então eu resolvi que era agora ou nunca que eu, minha família e minha vaca iriamos nos livrar da desonra de nunca ter lido Senhor dos Anéis. Fui até a estante peguei a Sociedade do anel abri e dei de cara com um prólogo que dizia que em grande parte esse livro se tratava sobre os hobbits e que para o caso de você não ter lido “O hobbit” ele iria resumir a história fechei o livro na hora, porque afinal eu tenho O hobbit (sim eu já sabia que O hobbit se passava primeiro, mas como eram historias independentes pensei em ler a triologia primeiro).

                Vamos ao livro (finalmente, chega de blá, blá) ele foi publicado em 1937 e nos apresenta pela primeira vez essa misteriosa Terra Média, morada de anões, elfos, orcs, wargs, trolls e claro Hobbits.

“Os hobbits são um povo discreto mas muito antigo, mais numeroso outrora do que é hoje em dia.  Amam a paz e a tranquilidade e uma boa terra lavrada..”

“Eles são (ou eram) um povo pequeno, com cerca de metade da nossa altura, e menores que os anões barbados. Os hobbits não tem barba. Não possuem nenhum ou quase nenhum poder mágico ... Eles tem a tendência a serem gordos no abdomem; vestem-se com cores vivas, não usam sapatos porque seus pés já tem uma sola natural semelhante a couro, e também pelos espesso e castanhos parecidos com os cabelos da cabeça (...)”.

                Ainda não entendeu o que é um hobbit ? Olhem o Bilbo e também o Frodo:



               O livro conta a história de um hobbit Bilbo Bolseiro que recebeu visitas inesperadas e que por uma sequência de eventos foi parar em uma aventura inesperada. Uma coisa que você precisa saber é que hobbits não gostam de aventura, eles preferem a tranquilidade do lar, uma boa comida, um bom cachimbo, dormir em uma boa cama e etc. E como nosso amiguinho vai parar nessa ? Gandalf, o feiticeiro, ele é quem arrasta nosso amiguinho (dizendo que Bilbo é um ladrão) para fazer parte de uma companhia, composta de 12 anos que pretendem recuperar a montanha de Eribor e com ela o tesouro dos anões que foi roubado pelo temível Smug, o dragão. E sem ao menos se dar conta lá vai o pobre Bilbo para essa aventura sem, ao menos, um lenço. E logo de cara, além de todo o desconforto de uma longa viagem em um pônei, eles já se veem frente as perigos que essa empreitada tem a oferecer com direito a Trolls, orcs, wargs e aranhas.

               É muito legal você ver a evolução do Bilbo na história, logo no princípio ele se incomoda com não ter um lenço e parece mais um tipo “mimadinho”, mas ele vai evoluindo dentro da história e descobrindo a coragem, audácia e esperteza que ele nem sonhava que tinha, mostrando, afinal que tinha sangue Tük correndo nas veias.

                Eu adoro os anões e suas cantorias, Kili e Fili e suas atitudes que beiram a travessura e toda a gordice do Bombur e a sabedoria do Balin. E tem o Thorin, que para mim foi uma decepção, eu adoro o Thorin do começo do livro, pensando no seu povo, anão honrado, lutando por seus companheiros, mas quando chega a montanha parece tão enfeitiçado pelo ouro quanto Smug.


                 Como eu gostei de Valfenda, adoro Elfos, sou tipo o Sam do senhor dos anéis, queria ver um Elfo. Tem 3 lugares que eu gostaria de conhecer: Hogwarts (obvio), Alagaësia (mais Elfos) e agora Valfenda, para ser melhor só seu pudesse ir para esses lugares na TARDIS.

                  Quase me esqueço de uma coisa super importante que aconteceu nesse livro: Bilbo encontrou/ganhou/roubou (oh dúvida cruel) o anel, sim aquele anel, o anel de poder, o anel do mal. Mas que fique bem claro, nesse livro ele não tem essa conotação, a única coisa que sabemos sobre ele é que ele tem um determinado poder, mas só.

                 O livro tem várias ilustrações feitas pelo próprio Tolkien e tem algumas que são coloridas, eu gostei muito:


 
Além disso, prefiro a capa que foi desenhada pelo Tolkien, aliás não gosto das capas dos livros do Tolkien (wmfmartinsfontes vamos caprichar mais que Tolkien merece):
 
 
               Também assisti ao primeiro filme de “O Hobbit” e pude finalmente responder a pergunta que vinha me fazendo: “Como eles vão fazer para fazer esse livrinho virar 3 filmes ?” E a resposta é eles criaram muitas outras coisas, algumas histórias que são só mencionadas no livro no filme ganharam cenas de flashback (como a batalha entre anões e orcs), ou mostraram cenas para tentar explicar por onde andava Gandalf,  por exemplo, fazendo surgir personagens no filme que não estão presentes no livro como a rainha dos elfos Galadriel. Cenas rápidas no livro ganharam dimensões épicas como os guerreiros de pedras e outros.
                O filme tem bastante ação, o que não difere do livro, mas o filme termina antes do meio do livro, então tem muita coisa para acontecer ainda. Achei o filme muito bom, nosso querido Bilbo Bolseiro está muito bem interpretado por Martin Freeman, caracterização incrível, os anões arrasando e maravilhosos efeitos especiais. Detalhe para cena da batalha dentro da montanha dos Orcs parece videogame e não pelo menos no primeiro filme não teve muita enrolação para manter o enredo para 3 filmes. O Tolkien tem uma obra muito vasta e acredito que eles estão usando outros livros para compor o filme (mas não sou uma especialista para afirmar isso), no entanto, continuo a achar que 3 filmes foi exagero e uma forma de conseguir mais retorno financeiro.
                Livro super recomendado é cheio de aventuras, rápido e bem menos descritivo que o senhor dos anéis (que já estou lendo), acho que é perfeito para começar a ler Tolkien. Também recomendo o primeiro filme. O segundo filme ainda não assisti, mas se trilhar o caminho do primeiro também será muito bom.
E vocês o que acham sobre O Hobbit ou sobre Tolkien, deixa seu comentário aqui para gente trocar uma ideia.
Não esqueçam que o blog continua em promoção: http://asverdadesqueopinoquioconta.blogspot.com.br/2014/09/promocao-200-curtidas-na-fanpage.html

Livro: O Hobbit                                                                
Autor: J.R.R.Tolkien                                                      
Editora: wmfmartinsfontes                                                          
Ano: 2009                                                                                     
Classificação: Infanto-juvenil
297 paginas                                                                          

Até logo,

Dani Moraes

               

               

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário