28/10/2015

O oceano no fim do caminho

Neil Gaiman

"Todo mundo já soube. Como disse antes. Não é nada especial, saber como as coisas funcionam. E você precisa realmente deixar tudo para trás se quiser brincar."


Olá Pessoal, tudo bem?
Hoje quero conversar um pouco com vocês sobre esse livro que fazia muito tempo que queria ler e que consegui em uma troca no Skoob e já comecei a ler imediatamente.

O livro começa com um adulto voltando a cidade a sua cidade natal devido a um funeral e se sentindo particularmente atraído  até a casa de uma das suas amigas de infância e dessa forma ele vê suas lembranças despertarem e começa a se recordar de todas as aventuras vividas quando ele tinha apenas 7 anos.

A família do nosso personagem principal (que não tem o nome citado) passava por problemas financeiros e resolveram alugar um dos quartos da casa para um minerador de opala que comete suicídio no carro da família, despertando dessa maneira coisas ocultas, antigas, esquecidas e perigosas. É nesse momento, que assim como nosso personagem , conhecemos as Hempstock (Lettie, Velha Senhora Hempstock e Jovem senhora Hempstock). Imediatamente Lettie (que aparenta ter uns 11 anos) e o personagem se tornam amigos e elas o auxiliam a enfrentar e passar por todas as coisas estranhas que começam acontecer.

Como um livro do Neil Gaiman temos muita fantasia envolvida e muito simbolismo, o tema principal do livro são as lembranças o que é um tema que de certa forma se repete na obra do Gaiman, baseado na HQ Violent Cases que eu li que tem as lembranças como tema. Nesse caso, são as lembranças de uma criança de 7 anos, portanto, será que as coisas aconteceram da maneira que aconteceram ou é fruto da imaginação de criança ? Principalmente levando-se em consideração que é uma criança que gosta muito de ler e se refugiar na literatura, esse é mais um ponto que nos aproxima do protagonista.

Dizem que o livro tem muito de autobiográfico e isso é muito interessante porque nos mostra que não é preciso ser realista para ser autobiográfico, que a fantasia pode representar a realidade.

E falando de representação e simbolismo no livro temos alguns como: as Hempstock que podem ser uma representação da deusa tríplice da mitologia, como as moiras, que eram responsáveis por tecer e fiar o destino da humanidade. Além disso, em determinado momento eles utilizaram um recurso para lidar com o mau e esse recurso pode ser mais perigoso do que o mau em si, portanto, as vezes, na intenção de resolver um problema criamos um maior ainda. E claro, tem o simbolismo do próprio oceano, o lugar do conhecimento puro, o refugio, o abrigo das lembranças esquecidas e etc. Enfim, o livro é riquíssimo nesse tipo de simbolo.

Gostei bastante do livro e acho que vale bastante a leitura.

Comentário aleatório: tanto a capa quanto a contra capa do livro estão muito lindas.



Livro: O oceano no fim do caminho
Autor: Neil Gaiman
Editora: Intrínseca
Ano: 2013

Por hoje é isso,

Dani Moraes

Redes Sociais: Facebook, Twitter (danipmoraes), Instagram (danimoraes02) e Snapchat (danielapmoraes)



Nenhum comentário:

Postar um comentário